
Klabin inaugura terminal portuário em Paranaguá
mar, 23, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202315
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, oficializou, nesta quarta-feira (22), o início das operações do Terminal Portuário Klabin (PAR 01) no Porto de Paranaguá, no Paraná. Com capacidade de receber um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, o Terminal faz parte do pacote de investimento em logística feito pela Companhia no Estado nos últimos anos.
Com a operação, o descarregamento de celulose de fibra curta e longa, celulose fluff e papel, da Unidades Puma, localizada em Ortigueira (PR), e da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), pode ser realizado dentro do Porto de Paranaguá.
Com estrutura que abrange uma área de 27.530 m², arrendada pela Klabin por 25 anos, em leilão realizado em agosto de 2019, a nova operação traz produtividade e competitividade em Break Bulk, modalidade de transporte marítimo de cargas sem a utilização de contêineres, que embarca grandes volumes diretamente na parte interna dos navios.
Em relação à sustentabilidade, a localização do novo terminal tem conexão ferroviária direta com a fábrica da Klabin em Ortigueira (PR), permitindo a redução do tráfego de caminhões, o que diminui as emissões de gases de efeito estufa, e beneficia o trânsito nas vias de Paranaguá. Além disso, o terminal contará com placas solares que produzirão cerca de 270 MWh/ano, tornando a geração de energia do local mais sustentável.
Em 2021, a Klabin investiu R$ 300 milhões no Terminal de Conteinêres de Ortigueira, operado em parceria com a Brado Logística e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O projeto tem capacidade para armazenar 2 mil contêineres e dobrou a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no Paraná.
-
Regras de Comércio
ago, 27, 2024
0
Brasil exporta mais e importa menos da Síria
-
Açúcar e Ethanol
mar, 22, 2021
0
EUA descartam maior abertura para importações de açúcar brasileiro
-
Açúcar e Ethanol
jul, 12, 2022
0
Tereos obtém certificação socioambiental para exportação de etanol para Europa
-
Carnes
set, 11, 2020
0
Brasil exporta 4 mil cabeças de gado para o Líbano