
MPF investiga uso indevido de buzinas no transporte ferroviário do Porto de Santos, SP
jun, 13, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202323
O Ministério Público Federal do Estado de São Paulo (MPF-SP) abriu um inquérito para apurar o uso indevido de buzinas no transporte ferroviário no Porto de Santos, no litoral do Estado. Segundo uma denúncia anônima feita ao órgão, os sinais sonoros eram acionados durante o período noturno.
Apesar da abertura do inquérito, a Autoridade Portuária de Santos (APS) disse não ter sido notificada. Mas, ressalta que o uso de sinais sonoros pelo transporte ferroviário segue as normas de segurança.
A prefeitura afirmou não ter legislação municipal sobre o uso das buzinas e destacou que a fiscalização deve ser feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Buzinas
Ao g1, a ANTT explicou que há procedimentos rigorosos nas proximidades das passagens em nível, nos quais o maquinista deve reduzir a velocidade, acender os faróis e acionar a buzina sempre que se aproximar das pessoas.
Segundo a agência, o sinal sonoro é importante para alertar os pedestres quanto à aproximação do trem, com o objetivo de evitar acidentes. No entanto, os limites podem ser excedidos e, por este motivo, a ANTT afirmou que verificará eventuais descumprimentos das regras, apesar de ainda não ter sido oficialmente comunicada sobre o inquérito.
Em nota, o MPF-SP informou que o processo está em fase inicial. Por este motivo, mais detalhes das investigações ainda não podem ser informados.
Fonte: G1
Para ler a matéria original, acesse: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2023/06/12/mpf-investiga-uso-indevido-de-buzinas-no-transporte-ferroviario-do-porto-de-santos-sp.ghtml
-
Carnes
dez, 29, 2023
0
Brasil conquista novo mercado e atinge recorde com 78 aberturas em 39 países
-
Portos e Terminais
dez, 09, 2024
0
O que é Arco Norte e por que é importante para o Ceará ingressar nele?
-
Navegação
jul, 29, 2021
0
Ever Given, o navio que bloqueou o Canal de Suez, chega em Rotterdam
-
Portos e Terminais
jun, 02, 2021
0
ANTAQ publicará edital para licitação de área no Porto de Santos até o final do ano