Navegação

Prefeitura de cidade na BA notifica empresa por vazamento de óleo; 20 litros do material foram jogados no mar

jun, 29, 2023 Postado porSylvia Schandert

Semana202325

A prefeitura de Madre de Deus, cidade que fica na Região Metropolitana de Salvador (RMS), notificou nesta terça-feira (27) a empresa Transpetro e a Acelen, responsável pelo fornecimento de combustíveis na Bahia. A medida foi adotada após o vazamento de óleo registrado na manhã de sábado (24), em uma área próxima ao Terminal Marítimo da cidade.

Conforme foi informado pelo órgão municipal, as empresas têm 72 horas para prestar informações completas sobre a causa, o tipo de produto e os possíveis danos causados pelo vazamento.

Além disso, devem explicar quais foram as providências adotadas para sanar o problema de maneira sustentável.

g1 entrou em contato com a Transpetro, que confirmou o recebimento da notificação e informou que irá se manifestar no prazo estipulado.

Segundo a prefeitura, a Acelen foi notificada porque é dona dos ativos, ou seja, das instalações e da área territorial. A assessoria da Acelen também confirmou que recebeu a notificação.

Segundo nota enviada pela Transpetro no domingo (25), o vazamento de “água oleosa” no mar aconteceu após um problema na tubulação e foi contido no mesmo dia. Cerca de 20 litros de óleo foram jogados no local.

De acordo com a prefeitura, as praias da cidade não foram afetadas, mas pescadores encontraram peixes e outros animais marinhos mortos nas proximidades de onde ocorreu o acidente.

Medidas de contenção

Os funcionários da Transpetro foram até o local onde ocorreu o vazamento ainda no sábado e começaram a limpeza.

Uma foto enviada pela prefeitura da cidade mostra que uma barreira foi colocada no local, para impedir que o óleo se espalhe. Segundo o órgão municipal, ela deve ser tirada na sexta (30). A gestão pública também informou que o monitoramento do local será mantido.

Nesta terça, o biólogo e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA, Rodrigo Stolze, participou da visita ao local e avaliou tecnicamente o ocorrido. A prefeitura não deu mais detalhes sobre as análises do biólogo.

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.