Porto em Vila Velha receberá 3 mil carros em navio da Cosco
jul, 14, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202328
O complexo portuário de Vila Velha foi escolhido pela “China Ocean Shipping Company (Cosco)” como destino do primeiro navio, de um total de 45 embarcações da sua nova “frota verde” (ainda em construção), para atender exclusivamente, de modo direto e regular, à linha marítima de transporte de cargas que vai interligar, sem necessidade de transbordo, a China e o Brasil.
Na próxima terça-feira (18), após a solenidade de batismo, o “Green Kimi”, que pertence à nova geração de navios da Cosco – com 225m de comprimento, 33m de largura e capacidade para transportar 68 mil toneladas de cargas – fará sua viagem inaugural. A embarcação partirá do Porto de Taicang, na província de Jiangsu (no Leste da China), em direção ao Terminal de Vila Velha (TVV), trazendo três mil novos veículos de uma só vez.
Navio aportará em setembro
“Pelas informações que recebemos, o ‘Green Kimi’ é o navio da Cosco mais moderno, econômico e de menor emissão de carbono de sua frota. Também é um dos mais avançados do mundo. A embarcação, que opera com baixo consumo de combustível e baixas emissões de gás carbônico, tem previsão de aportar em Vila Velha no dia 5 de setembro, para o desembarque de veículos de ponta, fabricados pelas montadoras chinesas GWM e BYD, entre outras, para atender o mercado brasileiro”, afirmou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
Mais de 8 mil carros já chegaram
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Carlos Eiras, apenas no primeiro semestre deste ano, mais de oito mil veículos vindos da China já entraram no mercado nacional pelo porto de Vila Velha, que é atendido por uma importante rede intermodal de transportes.
“A estimativa da Cosco é trazer, até o final do ano, 15 mil veículos chineses, principalmente das marcas GWM e BYD, ao complexo portuário de Vila Velha. Daqui, esses carros serão distribuídos a importadores de todo o Brasil. É neste ponto que Vila Velha se destaca, pois sua localização geográfica na Região Sudeste do país é considerada estratégica. A cidade fica num raio de mil quilômetros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador: os maiores mercados consumidores da América Latina”, adiantou.
TVV
O Terminal de Vila Velha (TVV), operado pela empresa Log-In Logística Intermodal. Com um variado mix de cargas e refinada estratégia de precificação, a Log-In avançou em competitividade e registrou um crescimento de 45,3% no período 2022/23, faturando R$ 165,8 milhões somente no primeiro trimestre deste ano. A empresa bateu recorde histórico de Receita Operacional Líquida no período, referente à armazenagem de mercadorias e a outros serviços do Terminal de Vila Velha: R$ 48,2 milhões. Este desempenho indica a pujança que faz das operações portuárias de Vila Velha uma referência em todo o Brasil.
-
Carnes
maio, 06, 2021
0
Peru aprova requisitos para importação de carne suína do Brasil
-
Portos e Terminais
fev, 02, 2024
0
Empresários temem risco de porto de Itajaí continuar às moscas
-
Navegação
jul, 03, 2024
0
Participação de mercado da MSC atinge 20% com frota próxima de 6 milhões de TEUs
-
Outras Cargas
maio, 05, 2022
0
Águia Fertilizantes aguarda Justiça para encaminhar projeto de fosfato no RS