Brasil submete documento a IMO sobre pesquisa realizada entre ANTAQ e WISTA
ago, 24, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202335
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) colaborou na produção de documento submetido pelo Brasil, nesta segunda-feira (21), a Organização Marítima Internacional (IMO) sobre a Presença da Mulher no Setor Aquaviário Nacional.
Intitulado “Women’s presence in the Brazilian maritime sector: Research on gender equality conducted in Brazil by ANTAQ and WISTA, o documento foi submetido à IMO pela Marinha do Brasil como contribuição à 73ª sessão do Comitê de Cooperação Técnica (TCC 73), que será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro e terá como pauta o fortalecimento das mulheres no setor marítimo.
O documento faz parte de uma parceria estabelecida entre a ANTAQ e a WISTA Brazil, em março de 2022, para a cooperação no desenvolvimento de estudos e nos compartilhamentos de informações acerca do setor aquaviário brasileiro. A publicação dos resultados tem como objetivo aprofundar o conhecimento do setor aquaviário em relação a seus trabalhadores, bem como poderá ser usado como uma linha de base pelas empresas do setor para aprimoramento de políticas voltadas para a equidade de gênero.
A IMO é uma agência da estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) que fornece mecanismos de cooperação entre governos além de estabelecer padrões internacionais de segurança marítima e eficiência da navegação. Define também padrões de prevenção e controle da poluição marítima causada por navios.
O Comitê de Cooperação Técnica, por sua vez, é composto por todos os Estados membros da IMO e foi criado em 1969 como órgão subsidiário do Conselho daquela organização e institucionalizado em 1984. É atribuição do TCC 73 analisar qualquer assunto relacionado à execução de projetos de cooperação técnica em que a IMO atua como agência executora ou cooperante e quaisquer outros assuntos relacionados às atividades da Organização no domínio da cooperação técnica.
O documento de caráter informativo é resultado da pesquisa realizada no âmbito do Memorando de Entendimento assinado com a Women´s International Shipping & Trading Association – WISTA Brasil, com o objetivo de estabelecer parceria para a cooperação no desenvolvimento de estudos e no compartilhamento de informações não confidenciais acerca do setor aquaviário brasileiro.
Uma das pautas do TCC 73 é o fortalecimento das mulheres no setor marítimo, o presente documento objetiva divulgar a parceria e os dados do setor em relação ao tema.
A ação constitui uma colaboração importante da Agência para a atuação do Brasil na IMO, uma vez que a apresentação de documentos não só fomenta o debate entre os Estados-membros da organização, mas também constitui elemento estratégico na consolidação da representação brasileira dentro da instituição.
A relatora do processo que resultou no levantamento sobre equidade de gênero dentro da ANTAQ, diretora Flávia Takafashi, agradeceu a parceria entre ANTAQ e WISTA ressaltando a importância e inovação trazida pelo documento.
-
Grãos
dez, 20, 2019
0
Argentina: taxa sobre exportação de grãos deve gerar arrecadação adicional de US$ 750 milhões
-
Regras de Comércio
jun, 11, 2021
0
Brasil e Argentina conferem prioridade total à recuperação da corrente de comércio bilateral
-
Carnes
maio, 31, 2019
0
BRF estuda possível fusão com Marfrig
-
Portos e Terminais
dez, 12, 2023
0
Porto do Itaqui retoma exportação de alumínio