Uruguai: Porto de Montevidéu atinge novo recorde de movimentação de contêineres em agosto
set, 06, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202337
O Porto de Montevidéu, Uruguai, alcançou um novo recorde de movimentação de contêineres no mês de agosto, ao movimentar um total de 64.620 unidades. Dessa forma, supera a marca histórica alcançada em junho de 2023 (60.416 unidades).
O presidente da Administração Nacional de Portos (ANP), Juan Curbelo, destacou que em 2023, apesar da diminuição das exportações uruguaias devido a diferentes fatores, a movimentação de contêineres “mantém uma tendência positiva e de crescimento constante”.
“Estamos muito satisfeitos com a movimentação de contêineres. Tivemos julho e agosto muito bons, sendo agosto um mês histórico na ANP”, afirmou.
Nesse sentido, no primeiro semestre do ano, entre carga, descarga, trânsito e transbordo, foram movimentados 299.508 contêineres (520.017 TEU), sendo maio e junho os meses com maior atividade nos cais e terminais.
O gráfico abaixo compara a movimentação de importação e exportação de contêineres na capital do Uruguai entre janeiro de 2019 e julho de 2023. Os dados são do serviço de inteligência marítima DataLiner.
Movimentação de Contêineres em Montevidéu | Janeiro de 2019 – julho de 2023 | TEU
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Além disso, Curbelo detalhou que o novo recorde de contêineres implica um aumento acumulado de 4,4% em TEU em comparação com agosto de 2022.
Ele explicou que esses números são resultado das políticas comerciais, de gestão e de investimento em infraestrutura que atraíram cargas da região.
“É a política que implementamos para transformar o Porto de Montevidéu no hub portuário do Rio da Prata, e nesse sentido é essencial não depender apenas de nossas importações e exportações, mas também da carga da região”, disse o chefe da ANP.
Além disso, ele afirmou que as empresas de navegação e os armadores escolhem o Uruguai e o Porto de Montevidéu “devido ao seu ambiente jurídico favorável, à estabilidade nos negócios, à qualidade dos serviços de terminais e operadores, entre outros elementos que contribuem para a competitividade e redução de custos em suas escalas”.
Por fim, o aumento da atividade de carga no porto de Montevidéu também é atribuído à recuperação das cargas que chegam do Paraguai, que chegam em barcaças pela Hidrovia Paraguai-Paraná. Nos anos anteriores, devido a dificuldades operacionais, essa carga estava saindo pelos portos da Argentina.
Fonte: Portal Portuário
Para ler a reportagem original completa, acesse: https://portalportuario.cl/uruguay-puerto-de-montevideo-consigue-en-agosto-nuevo-record-en-movimiento-de-contenedores/
-
Aço e Alumínio
nov, 18, 2022
0
Exportações brasileiras de ferroligas de nióbio caem em outubro
-
Minérios
abr, 18, 2023
0
Vale inicia exportações de briquete verde, que pode reduzir em 12% as emissões de CO2
-
Portos e Terminais
mar, 20, 2024
0
Emap e Transpetro firmam parceria para descarbonização de operações no Porto do Itaqui
-
Portos e Terminais
out, 06, 2023
0
Imbituba está recebendo supernavios porta-contêineres após o fechamento do Porto de Itajaí causado pelas emergências climáticas