Acordo comercial entre Paraguai e Estados Unidos é prorrogado até 2025
set, 29, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202339
Autoridades do Paraguai e dos Estados Unidos se reuniram em Assunção esta semana e chegaram ao acordo de estender até 2025 um acordo já em vigor desde 2019 para agilizar a troca, comercialização, importação e exportação de produtos agrícolas.
“O acordo que acabamos de assinar é mais um exemplo do compromisso dos Estados Unidos em expandir o comércio e o crescimento econômico inclusivo”, disse o embaixador dos EUA, Marc Ostfield, após se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano.
“Isso irá impulsionar a economia do Paraguai, aumentar a transparência e reduzir os riscos de corrupção”, acrescentou, enfatizando que a segurança jurídica e um “campo de jogo equitativo” ajudam a fortalecer a posição do Paraguai como parceiro comercial, o que, por sua vez, atrairia mais investimentos estrangeiros. Ostfield também destacou que os EUA investiram US$ 2,3 bilhões em bens comerciais em 2021.
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, o acordo simplificará procedimentos e automatizará todos os processos comerciais, de comercialização, importação e exportação. Também inclui a redução de barreiras não tarifárias, transparência e automação do processo de comércio exterior.
O programa de Sistemas e Tecnologia Agrícola para Facilitar o Comércio no Paraguai (T-FAST) teve um impacto positivo na “modernização dos processos de apoio” no comércio com instituições governamentais, disse o ministro Ramírez.
“Este é um marco importante na parceria entre o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai e o Departamento de Agricultura dos EUA e reafirma nosso compromisso de promover a facilitação do comércio no Paraguai”, acrescentou em comunicado.
O T-Fast é financiado pelo programa Food for Progress do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Desde a última segunda-feira, uma delegação de altos funcionários de várias agências governamentais dos EUA está em Assunção, liderada por Daniel Watson, Secretário Assistente para o Hemisfério Ocidental no Gabinete do Representante de Comércio dos EUA (USTR).
Watson viajou ao Paraguai para realizar a segunda rodada de negociações do Conselho de Comércio e Investimento do Acordo-Quadro de Comércio e Investimento (TIFA) entre o Paraguai e os Estados Unidos, de acordo com a Embaixada dos EUA em Asunción.
O Gabinete do Representante de Comércio dos EUA (USTR) sustenta que o TIFA de janeiro de 2017 entre o Paraguai e os Estados Unidos busca fortalecer as relações econômicas e comerciais. O acordo reconhece a importância de criar um ambiente aberto e previsível para o comércio internacional e o investimento, bem como a necessidade de promover a transparência e combater a suborno e a corrupção.
-
Logística Outros
jun, 15, 2022
0
Contêiner não pode ser apreendido junto com mercadoria, decide TJ-SP
-
Portos e Terminais
out, 04, 2022
0
Privatizada, Codesa busca ampliação e novas cargas
-
Minérios
ago, 29, 2022
0
Exportações de lítio ganham ritmo na Argentina
-
Portos e Terminais
mar, 07, 2023
0
CNT realiza estudo de viabilidade para segundo terminal portuário em Natal