
Antaq prepara estudo para reavaliar parâmetros de navios afretados
jun, 04, 2019 Postado pordatamarnewsSemana201924
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) vai solicitar que suas áreas técnicas façam uma avaliação dos parâmetros adequados de limites de tamanho para os navios estrangeiros que serão afretados.
A decisão de se solicitar esses cálculos foi tomada no último dia 28 de maio, na reunião de diretoria. Na ocasião, foram avaliados nove processos sobre o tema, todos sob a relatoria do diretor Francisval Mendes. Para o executivo, é necessário um melhor disciplinamento sobre o tema para evitar desequilíbrios de concorrência.
Segundo o diretor, empresas e associações entraram com reclamações na agência sobre esse procedimento, que é chamado de alavancagem de tonelagem. As normas da agência exigem que para afretar um navio estrangeiro é necessário que ele tenha o tamanho (tonelagem) semelhante ao que a empresa brasileira já tem.
No entanto, empresas brasileiras estariam utilizando-se de navios de baixo valor, mas alta tonelagem, para poder contratar navios estrangeiros na mesma proporção. Segundo Mendes, é necessário um estudo detalhado do tema para uma melhor avaliação. Não foi dado prazo para a finalização desse processo.
Fonte: Agência Infra
-
Navegação
out, 01, 2019
0
ANTAQ realizará duas audiências públicas sobre afretamento
-
Grãos
jul, 14, 2022
0
Exportação de milho à China fica para 2023
-
Portos e Terminais
jun, 26, 2019
0
ANTAQ autoriza registro de instalação portuária em Corumbá (MS)
-
Logística Outros
mar, 12, 2019
0
Ministério de Infraestrutura estuda a fusão entre a Antaq e a ANTT