Obras do novo terminal de contêineres de Suape começam até fevereiro
jan, 12, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202402
A APM Terminals Suape finalizou o processo de compra do terreno onde será implantado o novo terminal de contêineres localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife. O espaço tem cerca de 50 hectares e pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS).
As obras devem ser iniciadas até fevereiro deste ano e a previsão é de que entre em operação no segundo trimestre de 2026.
O empreendimento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina e terá infraestrutura moderna, planejada para atender as necessidades dos clientes, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária.
ROTAS DE LONGO CURSO
Em entrevista ao Estadão/Broadcast , o presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi, disse que a ambição é resgatar as escalas internacionais de Suape, aumentando em 27% as rotas de longo curso do porto. Hoje, diz o executivo, as cargas de rotas mais longas fazem transbordo em portos como o de Santos , antes de seguirem por cabotagem para Pernambuco.
“O transbordo em outro porto adiciona custos e tempo à cadeia, torna a operação menos atrativa. Com rotas ligando Suape diretamente aos países de origem ou destino das cargas, podemos reduzir o tempo de transporte da Ásia, por exemplo, em 25 dias, de 65 para 40 dias”, diz Russi.
Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição da área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno que se tornará o novo terminal de contêineres de Suape. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.
“Nosso porto, que tem posição geográfica estratégica, com sete capitais nordestinas situadas num raio de 800 km, concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas a serem distribuídas na região e no restante do País, com significativa redução de custos, tornando-se mais competitivo. A APM Terminals é um grupo com atuação mundial e vai atrair rotas de longo curso para Suape, trazendo desenvolvimento para Pernambuco, para o Nordeste e para o país. Estamos muito felizes com a concretização desse projeto”, enfatizou o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.
-
Grãos
dez, 01, 2022
0
Trigo: Brasil tem embarques programados de 114,941 mi t para novembro
-
Outras Cargas
set, 02, 2022
0
Importação de produtos químicos em julho sobe 5,1% em volume, informa Abiquim
-
Portos e Terminais
dez, 03, 2019
0
Estudo da ANTAQ indica que os preços de THC divulgados pelos armadores estão em linha com os praticados nos principais complexos portuários brasileiros
-
Grãos
jan, 14, 2022
0
Porto de Paranaguá lidera exportações de soja em dezembro