
Parceria ENAP e SAAM traz primeiro rebocador elétrico ao Chile
jan, 16, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202403
A Empresa Nacional do Petróleo (ENAP) do Chile e a SAAM, por meio de sua divisão de rebocadores, SAAM Towage, assinaram um acordo de prestação de serviços que tornará o Chile o primeiro país da América Latina a contar com um rebocador marítimo elétrico, e, portanto, isento de emissões.
A embarcação operará no terminal de Puerto Chacabuco, na região de Aysén, um dos terminais mais ao sul do mundo. A nova tecnologia proporcionará serviços de atracação e desatracação sem emissões de gases de efeito estufa para navios, reduzindo significativamente o impacto ambiental e o ruído subaquático.
O Ministro de Energia do Chile, Diego Pardow, observou: “O acesso da ENAP a este serviço, inédito na América Latina, reduzirá as emissões operacionais, apoiando o compromisso do Chile de avançar em direção à neutralidade de carbono até 2050 ou antes.”
O CEO da ENAP, Julio Friedmann, comentou: “A implementação dessa nova tecnologia em nossos processos apoia o objetivo de nossa empresa de ser mais sustentável a cada dia e avançar em direção à descarbonização. Este marco se soma aos serviços de transporte movido a GNL que contratamos no ano passado e está alinhado com nosso compromisso, como empresa estatal, de realizar esforços público-privados extensivos para a transição, como sociedade, para diferentes tipos de energia.”
O CEO da SAAM, Macario Valdés, destacou a relação de longa data com a ENAP: “Compartilhamos uma visão de avanço em sustentabilidade. Este acordo de serviço é crucial para enfrentar o desafio compartilhado das mudanças climáticas por meio de ações concretas de redução de emissões. A SAAM aspira a se tornar líder global na indústria de rebocadores. Esse tipo de tecnologia pioneira oferece soluções inovadoras para nossos clientes e nos permite continuar fornecendo serviços seguros e eficientes enquanto avançamos em direção a operações mais sustentáveis.”
O novo rebocador deverá iniciar suas operações no Chile nos próximos 18 meses.
-
Portos e Terminais
fev, 19, 2024
0
Porto do Itaqui se consolida como quarto maior porto público do país
-
Portos e Terminais
ago, 07, 2023
0
Obras no cais do Porto de Paranaguá aumentam segurança e eficiência das operações
-
Portos e Terminais
ago, 22, 2022
0
Mergulhadores encontram 50 quilos de drogas em casco de navio no Porto de Santos
-
Ranking de Portos
jun, 08, 2021
0
Ranking dos Portos Brasileiros e do Plate – Janeiro a Abril de 2020 e Janeiro a Abril de 2021