Banana/Cepea: Exportações iniciam 2024 em baixa
fev, 23, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202408
As exportações brasileiras de banana registraram uma baixa significativa em janeiro de 2024. Segundo dados do ComexStat, o volume enviado foi de apenas 2,5 mil toneladas, queda de 65% frente ao mesmo mês do ano passado. A receita foi de US$ 1,08 milhão (FOB), 64% menor na mesma comparação.
A queda ocorreu tanto para a União Europeia quanto para o Mercosul, principal destino brasileiro. As principais razões que justificam isso são: crise econômica da Argentina, os preços mais em conta da banana do Paraguai e a baixa oferta do Norte de Santa Catarina, principal região exportadora no período.
O gráfico a seguir mostra as exportações brasileiras de banana em contêineres entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023. Os dados são do DataLiner.
Exportações brasileiras de banana | Jan 2022 – Dez 2023 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Para fevereiro, acredita-se que as exportações sigam contidas pelos mesmos entraves.
Fonte: HF Brasil
Clique aqui para ler o texto original: https://www.hfbrasil.org.br/br/banana-cepea-exportacoes-iniciam-2024-em-baixa.aspx
-
Grãos
jun, 14, 2022
0
Arroz: Safras indica exportação de 1,365 mi de t em 2022/23
-
Portos e Terminais
jul, 22, 2025
0
Leilão de megaterminal em Santos: TCU vai analisar veto a gigantes do setor portuário
-
Navegação
fev, 24, 2025
0
Estaleiro Rio Grande vai gerar mais de 1.000 empregos com construção de quatro navios para a Transpetro
-
Portos e Terminais
maio, 04, 2020
0
Membros da tripulação de navio ancorado no Porto de Santos testam positivo para Covid-19
