Porto de Iquique recebe comitiva argentina para analisar envio de cargas à Ásia e Estados Unidos
fev, 28, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202409
Executivos da Empresa Portuária de Iquique (EPI) se reuniram com uma comitiva vinda da província de La Rioja, na Argentina, que visitou o porto chileno para se familiarizar com as operações locais e conhecer detalhadamente as oportunidades de transporte de cargas para acessar mercados na Ásia e na costa oeste dos Estados Unidos.
“É importante destacar o potencial do nosso porto como uma alternativa real para impulsionar negócios e facilitar o comércio na América do Sul. A Argentina, especialmente La Rioja, está buscando novas opções para exportar e, claramente, o norte do Chile, e especialmente Iquique, é uma opção viável”, comentou Rubén Castro, gerente geral da EPI.
É importante notar que as restrições de uso do Canal do Panamá para carga a granel, somadas aos altos custos e tempo de transporte envolvidos no uso das rotas marítimas do Atlântico, levam áreas como La Rioja, a buscar alternativas operacionais.
Nesse sentido, Gustavo Molina, empresário argentino que integrou a comitiva, destacou que “o Porto de Iquique representa uma oportunidade de unir corredores logísticos. No nosso caso, queremos nos aproximar e nos integrar para promover um trabalho conjunto para transportar nossas commodities junto com países vizinhos como Uruguai e Paraguai”.
Dessa forma, o porto de Iquique surge como uma alternativa que permite evitar o Canal do Panamá, graças à sua localização com acesso aos mercados de interesse para a comitiva de La Rioja.
Vale ressaltar que La Rioja é uma província do noroeste da Argentina que se estende até a Cordilheira dos Andes, com uma viagem estimada de 1.075 quilômetros que a conecta a Iquique e, assim, uma saída para o Oceano Pacífico.
Fonte: Portal Portuario
Clique para acessar a matéria original: https://portalportuario.cl/puerto-de-iquique-recibe-a-comitiva-argentina-para-analizar-salida-de-cargas-rumbo-a-asia-y-estados-unidos/
-
Navegação
fev, 17, 2021
0
A.P. Moller – Maersk irá operar em 2023 o primeiro navio de linha do mundo neutro em carbono
-
Regras de Comércio
jan, 14, 2020
0
Governo assina memorando de entendimento com a Coreia do Sul para investimentos na área portuária
-
Portos e Terminais
fev, 19, 2024
0
Problemas como greve e condições climáticas atrasam navios e geram prejuízos no Porto de Santos
-
Portos e Terminais
ago, 21, 2024
0
Santos vai capacitar trabalhadores que fazem transporte de cargas para o Porto