APS e Prefeitura de Bertioga querem valorizar potencial da Usina de Itatinga
mar, 22, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202412
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, trataram, nesta quinta-feira (21/3), de ações de valorização e melhor aproveitamento da histórica Usina Hidrelétrica de Itatinga, que tem 113 anos e ainda está ativa, produzindo 15 megawatts de energia, além de representar um patrimônio ambiental e histórico por conservar edificações, máquinas e memórias de gerações que residiram e atuaram na unidade situada em Bertioga. O Porto de Santos é o único no mundo a ter sua própria usina hidrelétrica.
O prefeito demonstrou total interesse em participar das iniciativas da APS, lembrando que muitas delas coincidem com seus projetos e com as reivindicações da população de Bertioga. Pomini falou do projeto de aumento da geração de energia da usina, lembrando que é possível chegar a produzir mais de 20 megawatts, como também Hidrogênio Verde a partir da utilização dos recursos disponíveis. Hoje, há um excedente de 8 megawatts.
A geração de Hidrogênio Verde visa atender navios, como os de cruzeiros e de dragagem, que emitem CO2, mas que poderiam passar a utilizar o combustível não poluente quando no Porto de Santos. O engenheiro e gerente de Utilidades da APS, Rafael Apolinário, apresentou ao prefeito as vantagens da produção de Hidrogênio Verde e até do uso do excedente de energia elétrica que pode abastecer bairros de Bertioga.
A APS, explicou Pomini, pretende fazer um chamamento para empresas interessadas numa Parceria Público Privada (PPP) para a repotencialização da usina e também na preservação ambiental e no uso turístico do local.
O prefeito lembrou que muitas famílias que já residiram e trabalharam em Itatinga têm interesse em voltar a visitar o local.
O secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, e a secretária de Finanças e Administração, Miriam Cajazeira Diniz, que acompanharam a reunião, também demonstraram entusiasmo com os projetos da APS. Técnicos da Prefeitura e da APS atuarão em conjunto com o objetivo de aprimorar a participação de Bertioga nas inciativas de valorização da usina.
-
Portos e Terminais
jan, 09, 2025
0
Governo de Pernambuco inicia dragagem estratégica no Porto de Suape com investimento de R$ 200 milhões
-
Açúcar e Ethanol
jul, 28, 2025
0
Brasil pode reduzir importações de gasolina com aumento da mistura com etanol
-
Outras Cargas
out, 20, 2020
0
Importação de produtos químicos sobe 10,2% em setembro
-
Outras Cargas
out, 11, 2023
0
Importação brasileira de fertilizantes cai 5,1%