
MS reduz exportação de minério devido baixo nível do Rio Paraguai
abr, 02, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202414
Com a baixa do Rio Paraguai, que hoje está em 0,91 cm, as exportações de minério, como ferro e manganês, foram reduzidas por via fluvial e ocorrem, preferencialmente, por rodovia. Segundo a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), as exportações pelo rio “continuam, porém em níveis menores”.
A situação prejudica especificamente Ladário e Corumbá, onde há empresas mineradoras. A pasta informa que as barcaças atualmente utilizadas têm capacidade reduzida em comparação às utilizadas durante o período de cheia do rio. Este ano, segundo dados da Marinha do Brasil, os atuais 0,92 m são os mais altos do ano, sendo os menores níveis registrados em janeiro, quando o leito media apenas 0,31 m.
Além da dificuldade de exportação via fluvial, a situação ainda impacta a redução na arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços) que é municipal. A Semadesc explica que “com menor atividade, as empresas recolhem menos imposto”.
Há também queda no pagamento do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), pois “sem ter a plena capacidade de escoar o minério explorado, as mineradoras diminuem a atividade exploratória”. A compensação é paga aos municípios onde há empresas que exploram minério.
Fonte: Campo Grande News
Clique aqui para ler o texto original: https://www.campograndenews.com.br/economia/estado-reduz-exportacao-de-minerio-devido-baixo-nivel-do-rio-paraguai
-
Açúcar e Ethanol
ago, 23, 2021
0
Copersucar faz embarque único de 108,9 mil t de açúcar em Santos, recorde no Brasil
-
Portos e Terminais
jun, 10, 2022
0
Anglo American e Porto do Açu estudam projeto para reutilização de água
-
Outras Cargas
jul, 11, 2023
0
Chile e Argentina registram queda na exportação de vinho em 2022
-
nov, 30, 2021
0
BBC revela como cocaína da América Latina entra em porto na Holanda