Trem de celulose completa viagem inaugural e entrega carga ao Porto de Montevidéu
abr, 03, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202414
O trem de carga UPM 2 concluiu sua primeira viagem carregado de celulose ao porto de Montevidéu nesta terça-feira, por volta das 17h45. José Luis Falero, Ministro dos Transportes e Obras Públicas, destacou: “Esta é uma conquista de grande importância para o país”.
Ele ressaltou a presença de vários representantes do governo, observando: “Por que há uma participação tão expressiva hoje, mesmo que estejamos apenas testemunhando a primeira entrada parcial de carga de celulose no porto de Montevidéu? Isso se deve ao compromisso de todos em reavivar algo significativo no Uruguai dentro do sistema de transporte multimodal, onde o transporte ferroviário desempenha um papel crucial.”
Falero lembrou que 50% da rede ferroviária está disponível para outras empresas industriais interessadas em utilizá-la.
“Isso não apenas representa um marco significativo, mas também nos posiciona regionalmente como um modelo a ser seguido por outros países. Demonstramos uma clara integração do sistema ferroviário além das fronteiras, todos convergindo para o mesmo objetivo: dar impulso ao excelente porto que temos em Montevidéu, que em breve atingirá a profundidade de 14 metros”, enfatizou.
O gráfico a seguir compara as exportaçãoes de celulose pelo Porto de Montevidéu registradas nos dois primeiros meses dos últimos três anos. Os dados vieram da plataforma DataLiner, da Datamar.
Exportação de Celulose do Uruguai | 2022 x 2023 x 2024 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Falero indicou que espera ver o primeiro transporte com carga completa no dia 16 de abril em Cardal.
A velocidade planejada do trem é de 80 km/h. No entanto, nesta jornada, ele viajou em velocidade mais lenta para realizar os ajustes necessários.
-
Portos e Terminais
set, 24, 2020
0
Empresas do Porto de Santos lançam movimento para defender túnel entre Santos e Guarujá
-
Grãos
nov, 23, 2022
0
Exportações do agro ‘cabem numa mala’ aos adversários do Brasil na 1ª fase da Copa
-
Petróleo e Gás
jul, 16, 2019
0
Argentina começa a exportar GNL
-
Economia
nov, 07, 2024
0
Agenda protecionista de Trump representa um desafio para o agronegócio brasileiro