Argentina e Paraguai avançam na definição de melhorias para a navegabilidade na Hidrovia Paraguai-Paraná
abr, 04, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202414
Em uma reunião realizada na sede da Administração Geral de Portos Sociedade do Estado (AGPSE), em Buenos Aires, Argentina e Paraguai concordaram em avançar, em curto prazo, na superação das diferenças derivadas da cobrança da taxa estabelecida no trecho do rio Paraná entre a Confluência e o Porto de Santa Fé.
O encontro, convocado pela AGPSE, ocorreu em sua sede na Dársena Norte do Porto de Buenos Aires e contou com a presença de diretores do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos (CAFyM), juntamente com a Comissão Permanente de Transporte da Bacia do Prata (CPTCP) e a Câmara Paraguaia de Terminais e Portos Privados (Caterppa), bem como representantes governamentais da Argentina e do Paraguai.
Nesse sentido, com a visão compartilhada de melhorar as condições de navegabilidade da Hidrovia Paraguai-Paraná e a prerrogativa dos Estados de cobrar taxas retributivas por serviços efetivamente prestados, os participantes concordaram em estabelecer bases para adequar e otimizar os serviços necessários para melhorar a navegabilidade e sua contraprestação correspondente, a partir de uma abordagem integral, que contemple outras ferramentas disponíveis que contribuam para o desenvolvimento, modernização e eficiência da navegação e transporte fluvial.
Por último, definiu-se aprofundar os mecanismos atuais de consulta entre os usuários privados e a Administração Geral de Portos Sociedade do Estado, por meio de uma mesa de trabalho técnica que se reunirá com periodicidade.
Os avanços da reunião foram informados aos demais representantes dos países que integram o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná para contribuir com mais elementos para alcançar uma solução para a questão.
Fonte: Portal Portuário
Clique aqui para ler o texto original: https://portalportuario.cl/argentina-y-paraguay-avanzan-en-definicion-de-mejoras-para-la-navegabilidad-en-la-hidrovia-paraguay-parana/
-
Portos e Terminais
jun, 15, 2023
0
Porto de Imbituba fecha melhor maio de sua história
-
Aço e Alumínio
jun, 25, 2024
0
Após medidas do governo, siderúrgicas revisam projeções
-
Grãos
nov, 24, 2021
0
Contrariando expectativas, agência reduz projeção para soja no Brasil
-
Navegação
maio, 11, 2021
0
Corrida por commodities globais propulsiona alta do frete marítimo