AMPORT apresenta projeto de dragagem do Tapajós ao Governo Federal
maio, 16, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202420
A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT) protocolou na primeira semana de maio a entrega do projeto “Estudo de Dragagem das Passagens Críticas do Rio Tapajós” em três órgãos do Governo Federal: Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A entrega do projeto foi protocolada e também feita em mãos pelo diretor presidente da entidade, Flávio Acatauassú, em visita aos órgãos, em Brasília.
O projeto foi conduzido pela AMPORT e produzido em parceria com engenheiros da Universidade Federal do Pará (UFPA) e com a empresa Arco Norte Logística. O estudo foi feito com base no comboio-tipo que é utilizado atualmente na região, com validação das empresas de granéis vegetais que navegam no Rio Tapajós, como Cargill, Cianport, HSBA, LDC, TBL e Unitapajós.
Segundo o presidente Flávio Acatauassú, a doação do estudo aos órgãos federais representa uma contribuição da AMPORT para atualização dos estudos já existentes, de forma a incrementar a navegação no Rio Tapajós. “Com todas as informações e com os dados recentes que levantamos será possível contribuir para uma análise qualitativa na tomada de decisão dos programas de investimentos que visam mitigar os efeitos causados anualmente em toda a cadeia logística em função da estiagem que afeta os rios da região Amazônica”, explicou.
-
Carnes
nov, 10, 2020
0
Brasil precisará diversificar mercados para exportação de carne suína
-
Carnes
fev, 07, 2019
0
Exportações brasileiras de gado vivo quase dobram em 2018
-
Grãos
nov, 08, 2021
0
Venda acelerada de soja e milho para liberar armazéns pressiona preços
-
Portos e Terminais
fev, 16, 2023
0
TCU dá sinal verde para concessão dos portos de São Sebastião e Itajaí