Fruta

Bahia exportou 188 mil toneladas de frutas em 2023, diz Abrafrutas

maio, 27, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202422

A Bahia, reconhecida como um dos estados líderes nas exportações brasileiras de frutas, ocupa atualmente a segunda posição no cenário nacional. O notável desempenho do estado é atribuído principalmente à alta produtividade da fruticultura irrigada no semiárido do Vale do São Francisco, região beneficiada pela abundante luz solar durante todo o ano e pela capacidade de realizar múltiplas colheitas anuais.

Além das condições naturais favoráveis, medidas fitossanitárias eficazes e uma infraestrutura de exportação bem estabelecida contribuem significativamente para o sucesso do setor. Em 2023, a Bahia foi responsável por aproximadamente 20% do valor total exportado pelo setor fruticultor brasileiro, com um volume de 188 mil toneladas de frutas exportadas, gerando uma receita de R$ 1,3 bilhão. O estado exporta uma vasta gama de frutas, destacando-se pela significativa exportação de mangas, uvas, limões, limas e mamões, entre outras.

A manga se destacou como a principal fruta fresca exportada pela Bahia em 2023, representando 61% do volume total das exportações de frutas do estado. Em seguida, vieram as exportações de uvas, limões e limas, e mamões. Essas quatro frutas juntas representaram 84% do volume total de exportação de frutas da Bahia no primeiro trimestre do ano.

A Bahia é amplamente reconhecida como um estado produtor de frutas no Brasil. Porém, para chegar ao mercado externo, muitas frutas passam por viagens interestaduais para chegar a portos de outras localidades. O gráfico abaixo mostra quais foram os principais portos do Brasil em termos de exportação de frutas nos primeiros três meses de 2024.

Principais Portos de Exportação de Frutas do Brasil | 2024 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) informou que as exportações de frutas baianas ultrapassaram a marca de R$ 1,5 bilhão em 2023, registrando um aumento de 49% em relação ao ano anterior. Este crescimento ressalta a importância da fruticultura baiana para o agronegócio nacional, consolidando o estado como um ator chave no mercado global de frutas.

Fonte: Fresh Plaza and Abrafrutas

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.