
Presidente da APS participa de missão brasileira na China
maio, 29, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202423
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, participa, entre os dias 5 e 6 de junho, da VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). O encontro será em Pequim, na China. Além da participação no encontro, o presidente da APS também irá em visita oficial aos portos Xangai e Tianjin.
A missão internacional reúne representantes do governo e do setor produtivo, em delegação chefiada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Esta missão, além dos aspectos práticos de comércio e fomento de interrelações, é simbólica porque marca os 50 anos de relações diplomáticas entre as duas nações e os 20 anos da criação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Cosban.
A Cosban congrega 11 subcomissões: Política; Econômico-Comercial e de Cooperação; Econômico-Financeira; Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação; Agricultura; Temas Sanitários e Fitossanitários; Energia e Mineração; Ciência, Tecnologia e Inovação; Espacial; e de Cultura e Turismo; e Meio Ambiente.
A China é o país com maior participação nas importações e exportações pelo Porto de Santos.
O Porto de Santos é atualmente o maior da América Latina e respondeu por aproximadamente 29,1% de todas as transações comerciais do Brasil em abril de 2024, segundo a Autoridade Portuária de Santos. O gráfico abaixo mostra as importações e exportações marítimas de contêineres movimentados no porto. As informações foram derivadas do DataLiner.
Exp e Imp de contêineres | Porto de Santos | Jan 2021 – Mar 2024 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
-
Navegação
set, 12, 2019
0
Hapag-Lloyd oferece seguro marítimo on-line
-
Outras Cargas
jun, 28, 2022
0
Refinarias suíças vetam importação de ouro da Amazônia
-
Portos e Terminais
abr, 21, 2021
0
Porto de Itaguaí está operando normalmente e nega irregularidades
-
Portos e Terminais
jul, 02, 2024
0
Projeto de novo terminal de cruzeiros em Santos é inviável, apontam especialistas