Portos e Terminais

Campanha reforça importância do Complexo Portuário da Baía da Babitonga

jun, 05, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202424

Um dos principais ativos logísticos do país, o Porto Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul lança em junho, a campanha publicitária: “Complexo da Baía da Babitonga – parece complexo, mas é fenomenal”. Com localização privilegiada, a Baía fica entre os municípios de São Francisco do Sul, Itapoá, Joinville, Araquari e Garuva, a 215 km de Florianópolis e cerca de 100 km de Curitiba.

O complexo portuário da Babitonga tem papel essencial para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do país, reunindo importantes terminais como o Porto Itapoá, o Porto de São Francisco do Sul, Transpetro, Terminal Gás Sul, além de diversos terminais retro portuários. Um ecossistema natural e econômico que compreende um dos maiores centros industriais do país, a Babitonga foi responsável por movimentar, em 2023, mais de 56 milhões de toneladas, equivalente a mais de 60% do share do mercado catarinense.

O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, ressalta a pujança do empreendimento – o 4º terminal portuário de contêineres do país. Com quase 13 anos de atuação, o Porto Itapoá tornou a Babitonga relevante também no segmento de cargas conteinerizadas. “Nossa intenção com a campanha é reafirmar a importância do Complexo da Baía da Babitonga para a economia nacional e catarinense em diversas frentes, desde como valorizamos a comunidade local, o potencial de crescimento dos negócios, a frequente expansão e a proteção ao meio ambiente”, afirma Schneirer.

A campanha terá duração de três meses e será veiculada em mídias sociais, TV e por meio de branded content. Também será construída uma landing page que vai concentrar as informações sobre o complexo portuário.

As peças publicitárias vão destacar desde a natureza exuberante da região da Baía da Babitonga, a sustentabilidade do empreendimento e os projetos socioambientais, até os empregos gerados, a modernidade nas operações e as ações voltadas ao desenvolvimento das comunidades locais.

Investimentos e infraestrutura

As empresas do Complexo Portuário da Baía da Babitonga têm demandado novos investimentos públicos em infraestrutura. A Principal delas é a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, que tornará possível a navegação de embarcações maiores, que hoje não navegam na costa brasileira. Atualmente, o canal de acesso comporta navios capazes de carregar cerca de 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, o canal de acesso será capaz de receber navios de maior porte, com capacidade para cerca de 16 mil TEUs.

Além do notório ganho de produtividade, a obra torna a navegação mais segura e menos sujeita às marés, o que gera mais agilidade. A obra é orçada em R$ 300 milhões e está na iminência de ter sua Licença de Instalação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, o que autoriza o início das obras.

A obra também tem uma importante contrapartida ambiental, que é o uso benéfico do sedimento retirado do local. Pela primeira vez no Brasil, em obras desse perfil, esse sedimento será aproveitado para a engorda das praias de Itapoá, que hoje sofre um sério problema de erosão costeira. Esta medida foi assegurada em 2021, quando a Prefeitura Municipal de Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul assinaram m termo de compromisso.

Fonte: Isto É Dinheiro

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.