Brasil envia 10 mil toneladas de frango à Argélia
jun, 06, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202423
Após abrir o seu mercado para importações de carne de frango do Brasil, em outubro do ano passado, a Argélia começou a comprar o produto neste ano. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), entre janeiro e abril foram exportados pelo Brasil dez mil toneladas, ou US$ 16,3 milhões em carnes de galos e galinhas da espécie doméstica não cortadas em pedaços e congeladas.
De acordo com o diretor de Mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, houve flexibilizações adotadas no mercado argelino que propiciaram o embarque do produto ao país, que, por sua vez, pode ter no Brasil um parceiro importante para garantir a sua segurança alimentar.
“O mercado da Argélia foi oficialmente aberto para o Brasil em outubro de 2023. Neste ano de 2024, as primeiras exportações aconteceram para aquele país. Desde então, de janeiro até abril de 2024, o Brasil já exportou para lá mais de 10 mil toneladas, mostrando a pujança e as oportunidades que podem advir daquele mercado”, afirmou Rua.
O gráfico a seguir usa dados do DataLiner para traçar um quadro de como se saíram as exportações de carne de aves do Brasil para a Argélia entre dezembro de 2023 e abril de 2024.
Exportações de frango para a Argélia | Dez 2023 – Abr 2024 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
“Desde então, também, a Argélia flexibilizou algumas regras permitindo que o Brasil tivesse maior competitividade nas exportações para a Argélia. De qualquer maneira, o país tem um potencial bastante importante e o Brasil [deve] continuar apoiando a segurança alimentar daquele país”, disse.
De acordo com os dados do Mdic até abril, as exportações de carnes de aves já ocupam o sétimo lugar no ranking dos principais produtos exportados para a Argélia, atrás de açúcar, soja, carne bovina, milho, minério de ferro aglomerado e minério de ferro não aglomerado.
Missões à Argélia
Em outubro do ano passado e em maio deste ano foram realizadas missões comerciais ao país árabe para promover o produto brasileiro. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira integrou a delegação que foi à Argélia em 2023.
Em maio, a ABPA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos (ApexBrasil) estiveram em Argel com empresas brasileiras do setor. Os fabricantes apresentaram a carne de frango halal, que seguem as normas do Islã, na feira de alimentos e bebidas Sipsa Filaha Agrofood em mais um esforço de promoção comercial da carne de frango brasileira.
Fonte: ANBA
Clique aqui para ler o texto original: https://anba.com.br/brasil-avanca-em-exportacao-de-frango-para-argelia/
-
Portos e Terminais
ago, 03, 2021
0
SP identifica variante Delta em tripulantes de navio aportado em Santos
-
Regras de Comércio
jul, 29, 2019
0
Petrobras abastece navios iranianos que estavam no Porto de Paranaguá
-
Carnes
abr, 29, 2019
0
Exigências asiáticas DEVE impulsionar as exportações de frango do Brasil
-
Grãos
nov, 23, 2021
0
Importações de soja pela UE totalizam 4,79 mi t em 21/22 até 21 de novembro