Economia do Peru cresce em abril, maior crescimento em mais de 30 meses
jun, 17, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202425
O produto interno bruto do Peru cresceu 5,28% em abril em relação ao ano anterior, informou a agência de estatísticas do governo INEI no sábado, 15 de junho, a maior taxa em 32 meses.
O índice reverteu a contração registrada no mês anterior e ficou bem acima do crescimento de 1,4% previsto por analistas consultados pela Reuters, superando também as expectativas do governo de um aumento de 4%.
A expansão de abril foi apoiada principalmente por um aumento anual de quase 24% na produção agrícola e pecuária, e uma expansão de 11,4% no setor manufatureiro, segundo dados oficiais.
Por outro lado, o setor chave de mineração e hidrocarbonetos diminuiu 4,34%, após mais de um ano de crescimento ininterrupto, devido a uma contração de 4,5% na atividade de mineração metálica.
O aumento da taxa de crescimento, o maior desde setembro de 2021, ocorre quando o governo do Peru aumentou seus gastos públicos em 29% entre janeiro e maio, informou o ministério da economia em um comunicado de imprensa explicando os dados do PIB.
“A atividade econômica deverá permanecer dinâmica em maio, impulsionada principalmente pela pesca e pela manufatura primária, devido à captura extraordinária de anchovas na zona centro-norte”, acrescentou o documento.
Na sexta-feira, 14 de junho, o ministro da Economia, José Arista, disse que a economia do Peru cresceu 4% em abril e possivelmente também em maio, enquanto a economia andina busca sair de uma recessão iniciada no ano passado.
Fonte: Reuters
Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/world/americas/peru-economy-expands-april-highest-growth-over-30-months-2024-06-15/
-
Economia
abr, 08, 2024
0
DataLiner: Exportações brasileiras via contêineres crescem quase 29% no primeiro bimestre de 2024
-
Portos e Terminais
nov, 09, 2021
0
Justiça concede reintegração de posse à Codesa
-
Navegação
jan, 03, 2024
0
Wilson Sons realiza, pela segunda vez, docagem de navio-patrulha da Marinha, em seu estaleiro, no Guarujá
-
Grãos
abr, 18, 2024
0
Paraguai está a caminho de uma safra recorde de soja, mas os baixos níveis dos rios estão atrasando as exportações