Calado operacional do Porto Ponta do Félix aumenta para 9,15 metros
jun, 27, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202426
A Portos do Paraná ampliou o calado máximo operacional do Porto Ponta do Félix, em Antonina, no Litoral do Paraná. O calado de um navio refere-se à distância entre a lâmina da água e o ponto mais profundo da embarcação (quilha). De acordo com a portaria 192/2024, publicada pela Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina (APPA), o calado no Porto de Antonina passou de 8,3m pra 9,15m.
“O aumento do calado é resultado de um esforço conjunto entre a Portos do Paraná, praticagem e Marinha. Após a conclusão das atividades de dragagem, com a ampliação dos monitoramentos ambientais e discussões técnicas foi possível alcançar este novo calado, que possibilita um aumento significativo na movimentação de açúcar a granel e capacita o terminal a operar com uma condição propícia para os navios de fertilizantes, fortalecendo nosso compromisso de ampliar continuamente a eficiência dos portos paranaenses”, destacou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
Com o aumento do calado, navios mais carregados poderão demandar o Porto Ponta do Félix, tornando-o mais competitivo no mercado e trazendo ganhos para toda cadeia logística do Paraná. “Toda a economia num primeiro momento se torna mais competitiva. Tanto de Antonina quanto do Paraná e até do Brasil. Ou seja, o impacto se dá nas cadeias. Então, o Porto podendo operar com maior volume de cargas, todas as cadeias que operam conosco em importação e exportação são mais competitivas”, avalia Gilberto Birkhan, diretor-presidente do PPF.
Para Birkhan, representa um avanço fruto de um trabalho em equipe. “O resultado de toda essa soma de esforços vem representar um incremento substancial na capacidade de operação dos navios que vão performar em Antonina. Tanto na entrada quanto na saída. Importação e exportação de cargas”, finalizou.
Fonte: Informativo dos Portos
Clique aqui para ler o texto original: https://www.informativodosportos.com.br/calado-operacional-do-porto-ponta-do-felix-aumenta-para-915-metros/
-
Grãos
abr, 30, 2024
0
Argentina espera recuperar o primeiro lugar nas exportações de farelo de soja, apesar da forte concorrência
-
Outras Cargas
out, 03, 2021
0
Importação de fertilizantes cresceu 17% até agosto e deve bater recorde, diz Conab
-
Economia
ago, 21, 2024
0
Brasil e Malásia realizam reunião para ampliar as relações técnicas e comerciais
-
Carnes
abr, 28, 2023
0
China libera importação de carne bovina produzida antes da “vaca louca”