Portos e Terminais

Tripulante filipino de navio atracado no Porto de Santos é diagnosticado com malária

jul, 10, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202427

Um tripulante filipino, de 27 anos, de um navio de bandeira do país das Ilhas Marshall, que estava atracado desde quinta-feira (4) no Porto de Santos, foi diagnosticado com malária e teve que ser internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos. O caso positivo da doença aconteceu na embarcação Genco Picardy proveniente da Nigéria, de onde saiu no dia 20 de junho.

De acordo com o médico que atendeu o tripulante, o homem estava debilitado e apresentava diversos sintomas. Depois da confirmação do caso da malária, a equipe médica foi até o navio que estava ancorado na Barra de Santos. Desta forma, os outros tripulantes tiveram que realizar exames médicos.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que comunicou os órgãos de saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o terminal onde navio iria ser atracado. Além da testagem das pessoas presentes na embarcação, a autoridade determinou que o navio seja dedetizado antes de atracar.

O navio

O navio Genco Picardy DUV 29086/2024 tem bandeira das Ilhas Marshall (que fica na Oceania) e é um graneleiro de açúcar. Ele saiu da Nigéria, país em que a malária é considerada endêmica (tem grande incidência). A embarcação chegou no Porto de Santos nesta quinta-feira (4).

A expectativa era descarregar o açúcar e, depois, seguir viagem. Porém, com o caso confirmado de malária, não se sabe quando a embarcação poderá ser liberada para sair do Porto.

Fonte: A Tribuna

Clique aqui para ler o texto original: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/transferencia-de-terminal-de-cruzeiros-em-santos-e-uma-necessidade-urgente-diz-ministro-1.425657

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.