Porto de Santos será beneficiado por ampliação logística de ferrovia
ago, 05, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202432
A VLI adquiriu 12 novas locomotivas ES-43BBI com o intuito de expandir a capacidade logística da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior do Brasil. Os veículos foram comprados da Wabtec Brasil por R$300 milhões.
Para se ter uma ideia da importância desse corredor no escoamento de produtos de exportação e de importação, em 2023, a FCA e a Ferrovia Norte-Sul (FNS), ambas sob responsabilidade da VLI, juntas transportaram 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU). Desse total, 43 milhões de toneladas foram movimentadas nos portos brasileiros, sendo 13 milhões no Porto de Santos.
O diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, afirmou, em nota, que a companhia está investindo na ampliação da capacidade de transporte de carga na FCA “com o foco de atender às demandas atuais e futuras de nossos clientes, que produzem riquezas no País”.
“Ao fomentar o transporte ferroviário de cargas, geramos impactos positivos no meio ambiente,na economia nacional e na pauta de exportações brasileira”, completou.
A expansão da capacidade e eficiência logística da FCA é um dos projetos da renovação antecipada da concessão da VLI por mais 30 anos, que está em curso nos órgãos reguladores. “É esperado um aumento nas movimentações de carga na ordem de 30% a 40%, somando-se todo sos fluxos que compõem a FCA (não apenas o Corredor Sudeste), durante o novo ciclo da concessão”.
As linhas da FCA são a principal via de integração entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste conectando sete estados e o Distrito Federal. A VLI controla também o Tramo Norte da FNS, além de terminais integradores para carga e descarga de produtos localizados em São Luís (MA), Barra dos Coqueiros (SE), São Gonçalo do Amarante (CE), Vitória (ES) e Santos.
Tiplam
A FCA atende a Baixada Santista por meio de seu corredor Sudeste. No Porto de Santos, a VLI opera com o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), que é um terminal de uso privado (TUP) onde são movimentados soja, milho, açúcar e fertilizantes.
Em 2023, o Tiplam movimentou 13 milhões de toneladas, 12% a mais em comparação ao ano anterior.
De acordo com Nicolas Szwako, o “Tiplam conta com grande infraestrutura para armazenagem de produtos, carregamento e descarga de trens e navios” e “sua operação de exportação é realizada 100% pela ferrovia”.
Acesso terrestre
No entanto, o engenheiro civil especializado em Engenharia de Transportes e colunista de A Tribuna, Luis Montenegro afirmou que a eficiência logística passa pelos acessos que, no caso do Porto de Santos, necessitam de investimentos com urgência. “O acesso terrestre é um grande gargalo, talvez seja mais importante até do que o acesso marítimo”.
Atualmente, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) escoa 51 milhões de toneladas por ano e a meta é subir para 115 milhões de toneladas/ano. Para isso, a cessionária da via que é a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips) terá que investir R$ 1 bilhão em infraestrutura num prazo de cinco anos.
Mas, Montenegro calcula que, com o crescimento anual progressivo de movimentação do complexo portuário santista, mais investimentos serão necessários. “Com esses investimentos, o Porto deve alcançar uma capacidade ferroviária em torno de 110 milhões de toneladas/ano, além das 110 milhões de toneladas transportadas por rodovia. Serão 220 milhões de toneladas por ano. Se considerarmos que a movimentação do Porto cresce na média de 5% ao ano, essa capacidade se esgotará em pouquíssimos anos”.
Renovação
A expansão da capacidade e eficiência logística da FCA é um dos projetos da renovação antecipada da concessão da VLI por mais 30 anos, que está em curso nos órgãos reguladores. É esperado um aumento nas movimentações de carga na ordem de 30% a 40%, somando-se todosos fluxos que compõem a FCA.
Fonte: A Tribuna
Clique aqui para ler o texto original: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/porto-de-santos-sera-beneficiado-por-ampliac-o-logistica-de-ferrovia-1.429138
-
mar, 03, 2020
0
CMA CGM readequa serviços à China por conta do coronavírus
-
Economia
out, 16, 2023
0
China: Exportações recuam 6,2% em setembro em base anual, ante consenso de -7,5%
-
Portos e Terminais
dez, 20, 2021
0
EPL entrega estudos para novo arrendamento no Porto de Santos
-
Regras de Comércio
ago, 20, 2024
0
Declaração Única de Importação: Novo processo de importação é tema de evento elaborado pelo Procomex e patrocinado pela Datamar