Navegação

Portos da Costa Leste e do Golfo dos EUA enfrentam fechamento iminente após anúncio de greve

set, 30, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202439

A Associação Internacional dos Estivadores (ILA) anunciou no domingo (29 de setembro) planos para uma greve em larga escala em todos os portos da Costa Atlântica e do Golfo, programada para começar à 0h01 de terça-feira, 1º de outubro de 2024.

Com apenas 36 horas restantes antes do término do atual contrato ILA-USMX, as negociações entre a ILA e a Aliança Marítima dos Estados Unidos (USMX) chegaram a um impasse. A greve envolveria 85.000 membros da ILA e impactaria portos de Maine ao Texas, informou a ILA em uma atualização postada no Facebook no domingo.

“A Aliança Marítima dos Estados Unidos (USMX) se recusa a abordar meio século de subjugação salarial, onde os lucros dos transportadores oceânicos dispararam de milhões para bilhões de dólares, enquanto os salários dos estivadores da ILA permaneceram estagnados”, dizia a atualização.

A potencial paralisação do trabalho afetará 45.000 trabalhadores portuários em 36 portos responsáveis por manusear mais de 40% dos bens conteinerizados que entram nos Estados Unidos. A greve também ocorre em um momento particularmente desafiador para as cadeias de suprimento marítimas, que já enfrentaram interrupções significativas em 2024 devido a conflitos no Mar Vermelho, seca no Canal do Panamá e o colapso da ponte em Baltimore.

As interrupções, combinadas com a forte demanda nos EUA, já causaram um aumento médio nas tarifas de frete spot do Extremo Oriente para a Costa Leste dos EUA de mais de 300% entre dezembro de 2023 e início de julho de 2024, segundo a Xeneta.

Apesar das altas apostas, a administração Biden indicou que o presidente não pretende invocar a Lei Taft-Hartley, uma lei federal que permite a intervenção presidencial em disputas trabalhistas que criam uma emergência nacional.

À medida que o prazo desta semana se aproxima, o resultado dessas negociações está prestes a ter consequências de longo alcance para a economia dos EUA e as cadeias de suprimento globais.

Fonte: gCaptain

Clique aqui para ler o texto original: https://gcaptain.com/us-east-and-gulf-coast-ports-face-imminent-shutdown-as-union-announces-intent-to-strike/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.