Economia

Argentina reduz burocracia para algumas importações

out, 09, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202440

O governo da Argentina anunciou que implementará medidas para agilizar e simplificar as operações comerciais no país e reduzir a burocracia para algumas importações.

IMPORTÂNCIA

As medidas visam fortalecer a taxa de câmbio da Argentina em relação ao dólar americano, de acordo com o ministério de desregulamentação e transformação do Estado. O peso é negociado a uma taxa de câmbio oficial, além de taxas mais fracas para commodities e comércio, assim como uma taxa não oficial.

CONTEXTO

A nova regulamentação eliminará a exigência de que algumas importações sejam precificadas de acordo com o mercado, bem como um selo fiscal da agência tributária AFIP.

NÚMEROS

O governo estima que as medidas aumentarão a rentabilidade dos exportadores em 1%, enquanto os importadores terão uma queda de 1% na rentabilidade.

O gráfico abaixo mostra os principais produtos importados em contêineres que chegaram aos portos argentinos entre janeiro e agosto de 2024. Os dados da plataforma DataLiner da Datamar compreendem apenas embarques marítimos de longo curso.

Principais importações da Argentina em contêineres | 2024 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

CITAÇÕES CHAVE

“O Estado não deve agir com a mentalidade de que todos são criminosos”, disse Federico Sturzenegger, ministro de desregulamentação e transformação do Estado, que tem liderado esforços para eliminar o que ele e o presidente libertário Javier Milei consideram burocracia estatal excessiva.

“Os controles (aduaneiros) serão os mesmos”, afirmou a chefe da AFIP, Florencia Misrahi. “Mas essas medidas visam fazer com que a alfândega controle apenas o que precisa ser controlado.”

PRÓXIMOS PASSOS

O texto das regulamentações, em todos os detalhes, será publicado na quarta-feira no Diário Oficial do país.

Fonte: Reuters

Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/markets/emerging/argentina-cut-red-tape-some-imports-2024-10-09/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.