Início das obras do porto Mirgor, Argentina, está previsto para 2025
out, 23, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202442
O início das obras para a construção de um porto no Río Grande, Argentina, está previsto para o primeiro trimestre de 2025. A informação foi confirmada por Roberto Murcia, presidente da Direção Provincial de Portos da Terra do Fogo, ao comentar o andamento do projeto apresentado pela empresa Mirgor.
“Da parte da província, o processo já está finalizado”, afirmou Murcia em entrevista à rádio FM Espectáculo. Ele também destacou que, no mês passado, participou de uma reunião com a Subsecretaria de Portos e Hidrovias Navegáveis, onde a documentação foi enviada ao governo federal. “Eles solicitaram alguns esclarecimentos à empresa para avançar com a liberação da construção. O processo está bem adiantado”, acrescentou.
Murcia explicou que a próxima fase envolverá a construção de toda a estrutura offshore planejada, destacando a importância das obras de proteção para o canal de acesso ao porto. “O projeto continua sendo uma iniciativa privada, de uso público, e está vinculado a projetos privados. Do ponto de vista burocrático, tudo está pronto”, afirmou.
Após a conclusão da primeira etapa, que envolve as obras de estrutura de proteção, as atividades seguirão com a escavação da área interna do porto. Segundo Murcia, o cronograma foi projetado para 36 meses. “Enquanto realizam as obras de infraestrutura, é possível iniciar a construção dos armazéns e das pátios de contêineres. Há vários trabalhos que podem ser feitos simultaneamente”, explicou.
Sobre a praça de contêineres, Murcia mencionou que já foi firmado um acordo com Estradas Provinciais. “Agora estamos quantificando o movimento terrestre necessário. Em cerca de 15 dias, vamos começar as obras no porto seco de Río Grande.”
Ele ressaltou que metade da carga recebida em Rio Grande é destinada à cidade, e o objetivo é agilizar a movimentação para a área logística, permitindo que os destinatários recebam as mercadorias o mais rápido possível.
Murcia também comentou sobre a retomada da rota Ushuaia-Puerto Williams: “Nesta semana, realizamos a primeira travessia. O que era feito antes da pandemia está sendo retomado. Agora, com Puerto Navarino habilitado, temos mais um ponto de conexão. Realizamos uma reunião com todos os envolvidos para otimizar o transporte de passageiros, considerando a alta temporada e o uso de pequenas embarcações que partem do nosso setor de catamarãs.”
Ele finalizou destacando a importância da reativação desse circuito turístico pós-pandemia, que permite a atuação de várias empresas no setor.
Fonte: Argenports
-
Fruta
set, 01, 2022
0
Clima e redução das exportações afetam margens da fruticultura
-
Regras de Comércio
nov, 11, 2019
0
Arábia Saudita habilita oito novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina
-
Carnes
out, 08, 2024
0
Exportações brasileiras de carne suína registraram alta de 7,3% em setembro
-
Portos e Terminais
jan, 12, 2023
0
Márcio França escolhe Fabrizio Pierdomenico como secretário de Portos