Grãos

Danone Brasil se compromete a continuar comprando soja nacional

out, 30, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202441

A Danone do Brasil emitiu um comunicado afirmando que continuará adquirindo soja brasileira, com o objetivo de tranquilizar os produtores locais após relatos de que o grupo havia interrompido a compra de soja do Brasil. A mudança, supostamente devido às novas regulamentações de desmatamento da União Europeia que exigem que as empresas verifiquem a origem sustentável de suas matérias-primas, gerou preocupações.

A sede da Danone na França não respondeu ao pedido de comentário do Valor. No entanto, o CFO da Danone, Jurgen Esser, disse à Reuters que a empresa não está mais comprando soja do Brasil, agora importando da Ásia, sem especificar quando essa mudança ocorreu.

No relatório de 2023 da Danone, a empresa divulgou o uso de 262.000 toneladas de ração à base de soja para gado leiteiro e 53.000 toneladas para a produção de leite de soja e iogurte, provenientes da França, Canadá, EUA e Itália.

A Danone Brasil, no entanto, confirmou que obtém soja no Brasil para ração animal. “A Danone continua a comprar soja brasileira de acordo com as regulamentações locais e internacionais”, disse Tiago Santos, CEO da Danone Brasil.

Antes do esclarecimento da Danone, a Aprosoja Brasil, a Associação dos Produtores de Soja do Brasil, havia criticado a decisão como um reflexo de “falta de entendimento sobre o processo de produção brasileiro” e a qualificou como uma postura “punitiva, discriminatória e coercitiva”. “Nenhuma empresa tem o direito de questionar sem entender”, disse o presidente da Aprosoja, Maurício Buffon.

O Ministério da Agricultura respondeu de maneira semelhante, rejeitando o que descreveu como “posturas intempestivas e irrazoáveis de empresas europeias”, afirmando que o Brasil possui algumas das “regulamentações ambientais mais rigorosas do mundo”, apoiando uma produção responsável e sustentável. O Ministério também considerou a Regulamentação de Desmatamento da UE (EUDR) como “arbitrária, unilateral e punitiva”.

Tradução: Todd Harkin

Fonte: Valor Internacional

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.