Navegação

União Europeia impõe novas sanções contra companhia marítima do Irã

nov, 19, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202444

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (18), a Comissão Europeia, braço executivo na União Europeia (UE), decidiu impor sanções à Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL) e a seu CEO, Mohammad Reza Khiabani, proibindo qualquer tipo de transações envolvendo embarcações, portos e docas de propriedade, operação ou controle de pessoas e entidades sancionadas.

As novas sanções surgiram como resposta ao que a Comissão Europeia descreveu como “preocupações sobre o fornecimento de drones; mísseis e tecnologias e componentes relacionados que são fabricados no Irã” e enviados para a Rússia, que as utilizaria no conflito com a Ucrânia, e para grupos armados que atuam no Oriente Médio.

A medida representa uma ampliação das restrições já impostas ao país árabe pela UE, como a do mês passado, que sancionou a Iran Air, companhia aérea nacional iraniana, que também foi acusada de envolvimento no fornecimento de armas à Rússia.

Além da UE, o Irã terá de lidar com as sanções anunciadas pelo Reino Unido contra a Iran Air e a companhia nacional de navegação do país, também sob a justificativa do envolvimento do país no conflito entre Rússia e Ucrânia a partir da transferência de armamentos.

O Irã nega as acusações. Na noite deste domingo (17), o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, criticou o plano do pacote de sanções da UE em sua conta nas redes sociais.

“A UE está usando o mesmo pretexto inexistente de mísseis para também atingir nossas linhas de navegação”, escreveu Araghchi. “Não há base legal, lógica ou moral para tal comportamento”.

Fonte: Valor Econômico

Clique aqui para ler o texto original: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/11/18/unio-europeia-impe-novas-sanes-contra-companhia-martima-do-ir.ghtml

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.