
Paraguai Lança Maior Navio Porta-Contêineres para Navegar no Rio Paraguai
dez, 20, 2024 Postado porDenise VileraSemana202448
Em um marco para o transporte fluvial regional, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, acompanhado da ministra de Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión, e outras autoridades, destacou a importância dessa conquista para fortalecer a infraestrutura logística do país, impulsionar o comércio internacional e posicionar o Paraguai como um ator-chave na Hidrovia Paraguai-Paraná.
“O Rio Paraguai é nossa linha vital—é a artéria que permite ao Paraguai prosperar como uma nação comercial. No entanto, nada disso seria possível sem a visão e ambição do povo paraguaio. Hoje, com o lançamento do maior navio da Hidrovia, imagino o Paraguai se tornando o país mais competitivo e desenvolvido da região,” afirmou Peña, referindo-se ao rio como a espinha dorsal do crescimento econômico do país.
Peña também destacou os recentes esforços para melhorar a navegabilidade do rio, como a remoção de 13 formações rochosas que dificultavam o trânsito durante as temporadas de águas baixas. “Este é apenas o começo das mudanças que queremos trazer. Queremos que a Hidrovia seja mais rápida e competitiva porque o Paraguai tem o potencial de se tornar uma grande nação, se trabalharmos juntos—setores público e privado,” acrescentou.
Um Marco no Transporte Fluvial
O Don Toyo é o maior navio porta-contêineres já lançado no Rio Paraguai, com capacidade para 906 contêineres. Mede 119,8 metros de comprimento, 30 metros de largura e 5,5 metros de profundidade. Movido por motores que geram 3.000 cavalos de potência, o navio foi projetado para aumentar a eficiência no transporte de cargas, melhorar a logística ao longo da Hidrovia Paraguai-Paraná e otimizar as operações de comércio internacional do Paraguai.
Tripulado por uma equipe de 15 a 20 pessoas, o navio conectará portos de contêineres paraguaios em Assunção, Villeta e Mariano Roque Alonso com os principais hubs em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Os próximos passos incluem a conclusão dos procedimentos de bandeiramento junto ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), após o que o Don Toyo começará suas operações sob a Transporte Fluvial Paraguayo, parte do Grupo Toyotoshi.
Fonte: MOPC – Governo do Paraguai
-
Regras de Comércio
out, 22, 2019
0
Governo prevê corte em tarifas de importação de produtos industriais
-
Portos e Terminais
fev, 29, 2024
0
Cargas represadas geram ação na Justiça
-
Portos e Terminais
jan, 02, 2023
0
Wilson Sons registra aumento em 96% das exportações para o Catar pelo Tecon Rio Grande
-
Carnes
dez, 23, 2020
0
Importação chinesa de carne suína cresce 44% em novembro