Portos e Terminais

Porto de Santos deve expandir com área equivalente a quase 600 campos de futebol

jan, 13, 2025 Postado porDenise Vilera

Semana202503

O Porto de Santos, maior complexo portuário do Brasil, está prestes a incorporar uma nova área de 6,2 milhões de metros quadrados (m²), localizada na Área Continental de São Vicente, próxima ao Humaitá. Essa expansão equivale a 574 campos de futebol e faz parte do plano de ampliação da poligonal do porto.

A área, conhecida como greenfield, é composta por mata virgem e está situada entre o Conjunto Residencial Humaitá e a margem do Rio Santana, nas proximidades do pedágio do Humaitá, no km 280 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Além disso, a Prefeitura de São Vicente também disponibilizou para o projeto o Porto de Naus, um espaço histórico de 850 mil m², onde foram construídos o primeiro trapiche alfandegado do Brasil e um engenho de açúcar, localizado próximo à Ponte Pênsil. O objetivo dessa iniciativa é explorar novos acessos hidroviários na região.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Vicente, Juliana Santana, destacou os benefícios econômicos da expansão para o município. Segundo ela, “cada empresa instalada tem potencial de gerar em seu entorno impactos positivos na contratação de mão de obra e de prestadores de serviços, além de promover um transbordamento econômico que favorece a abertura de novos negócios, como empresas de manutenção, alimentação e abastecimento”.

O Porto de Santos já é um dos portos mais movimentados da América Latina e pode se beneficiar muito das expansões projetadas. O gráfico a seguir usa dados do DataLiner para fornecer uma visão geral das exportações e importações de contêineres registradas no Porto de Santos entre janeiro de 2021 e novembro de 2024.

Exportações e importações no Porto de Santos | Jan 2021 – Nov 2024 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

Expansão da poligonal do Porto de Santos

Com o plano de expansão, o Porto de Santos poderá alcançar uma área total de 20,4 milhões de m² nos próximos 30 anos, incorporando mais 12,6 milhões de m² em terrenos localizados em Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão. A medida resultará em um aumento de 162,4% na área da poligonal do porto.

O decreto que permitirá a incorporação de 15 áreas e a expansão será publicado em fevereiro. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, durante evento realizado no mês passado na sede administrativa do Porto de Santos.

Fonte: A Tribuna

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.