Mapa lança AgroInsight para fortalecer exportações do agronegócio brasileiro

jan, 24, 2025 Postado porDenise Vilera

Semana202504

A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, na última quinta-feira (23), o AgroInsight, uma ferramenta inovadora criada para identificar oportunidades de negócios e consolidar o Brasil como líder no mercado internacional de produtos agropecuários.

Apresentada pelo secretário Luís Rua, a iniciativa reflete as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que tem priorizado a ampliação da promoção comercial e o fortalecimento da presença brasileira em mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos. Esses esforços já geraram resultados significativos, promovendo maior diversificação de produtos e mercados, incentivando a economia e gerando emprego e renda, principalmente nas regiões interioranas do país.

912 relatórios estratégicos para 2025
O AgroInsight tem como diferencial a oferta de 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, com uma média de 76 documentos por mês. Elaborados pelos adidos agrícolas no exterior, os relatórios abrangem produtos de origem animal (38) e vegetal (38) em cada edição, apresentando pelo menos duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo.

Esses documentos fornecem informações cruciais sobre demandas de consumo, regulamentações e tendências globais, criando uma ponte eficiente entre os produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais. A iniciativa se soma aos esforços do Mapa, embaixadas brasileiras, MRE, MDIC e ApexBrasil, promovendo um ambiente mais favorável para que exportadores brasileiros expandam sua presença no mercado global.

Parceria público-privada e competitividade
O ministro Carlos Fávaro destacou que o AgroInsight simboliza um avanço na parceria entre o setor público e privado, fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro. “O AgroInsight não é apenas uma ferramenta, mas um compêndio de oportunidades que integra o Brasil ao mercado global. Ele reafirma nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e crescimento para o setor agropecuário exportador.”

Impacto estratégico para o agro brasileiro
Inicialmente, os relatórios serão disponibilizados às associações setoriais do agronegócio, com o objetivo de orientar estratégias e decisões mais informadas. Luís Rua, secretário do Mapa, enfatizou a importância da iniciativa: “As informações fornecidas estão alinhadas à necessidade de apoiar o setor produtivo com dados de qualidade, permitindo tomadas de decisão mais assertivas e fortalecendo o papel estratégico dos adidos agrícolas no avanço do comércio internacional do agro brasileiro.”

Com o AgroInsight, o Brasil tem a oportunidade de consolidar sua posição como um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo, reforçando o papel estratégico do Mapa no desenvolvimento sustentável e competitivo do setor.

Fonte: Diplomacia Business

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.