Ultracargo aumenta capacidade de atracação e desatracação no Porto de Vila do Conde
jan, 27, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202505
A Ultracargo realizou um estudo técnico para resolver problemas de demora no carregamento e restrições de horário para atracação e desatracação de barcaças no Porto de Vila do Conde (PA). Baseado no estudo, as autoridades portuárias atualizaram o regramento do porto, melhorando o fluxo de movimentação e reduzindo os tempos de operação.
Segundo a companhia, a regra anterior determinava que as manobras de atracação e desatracação de barcaça no Berço 502 só poderiam ser realizadas na maré enchente e no horário diurno, o que impactava diretamente a eficiência logística neste porto, limitando significativamente sua capacidade operacional.
O estudo técnico demonstrou que essas operações podem ser realizadas com segurança tanto na maré vazante quanto na enchente, desde que a aproximação ocorra no sentido contrário à corrente reinante e no período diurno.
De acordo com a Ultracargo, o documento foi apresentado e aprovado em uma reunião com representantes da Companhia Docas do Pará (CDP) e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Com as novas regras de operação implementadas pela autoridade portuária, os clientes poderão carregar ou descarregar mais de uma barcaça por dia no berço 502.
Além disso, também foi autorizada, de forma definitiva, a atracação e desatracação de navios durante o período noturno no Berço 501, o que antes não era permitido. Essa restrição causava uma espera de até 12 horas para as embarcações, elevando os custos operacionais.
Na avaliação do vice-presidente da empresa, Helano Pereira Gomes, as mudanças no regramento do terminal de Vila do Conde representam um avanço significativo para os clientes e outras empresas que operam na região.
“Antes, se uma empresa tinha quatro barcaças para carregar, ela precisava de quatro dias para realizar a operação, já que só ocorre uma maré enchente por dia. Hoje, com a nova condição, ela conseguirá fazer o mesmo processo de forma segura em no máximo dois dias, dependendo do tamanho da barcaça e da operação. É um ganho logístico muito grande”, afirmou.
Fonte: Mundo Logística
Clique aqui para ler o texto original: https://mundologistica.com.br/noticias/ultracargo-aumenta-capacidade-no-porto-de-vila-do-conde
-
Grãos
nov, 12, 2020
0
Exportações do agronegócio recuam 6,2% em outubro
-
Logística Outros
set, 28, 2023
0
Maersk realiza teste com caminhões elétricos pesados no Brasil
-
Regras de Comércio
jun, 27, 2019
0
Secex automatiza solicitação de atendimento em operações de comércio exterior
-
Portos e Terminais
dez, 16, 2020
0
Ministério da Infraestrutura recebe proposta que prevê investimento de R$ 3,6 bilhões para novo porto em Natal