Navio abandonado no Porto de Santos é removido
fev, 14, 2025 Postado porDenise VileraSemana202507
O navio NM Srakane, que estava inoperante e atracado no Porto de Santos desde 2020, foi removido nesta quinta-feira (13), em uma operação que envolveu a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a empresa Vintage Trading SRO, proprietária da embarcação.
O navio foi para uma área no interior do estuário de Santos que, segundo as autoridades envolvidas, possui uma estrutura adequada para mantê-lo amarrado em segurança e sua permanência na nova posição não constitui risco à navegação ou ambiental.
A movimentação seguiu um planejamento iniciado em outubro de 2024 e foi executada por empresa especializada em salvamento marítimo, após o cumprimento de todos os requisitos previstos na legislação (NORMAM-204/DPC) e etapas de segurança. A travessia de balsas precisou ser paralisada momentaneamente por 12 minutos.
Segundo nota enviada à imprensa, a movimentação ocorreu a pedido do proprietário do navio, após as condições de amarração no atual ponto de atracação terem atingido elevado grau de desgaste, tornando iminente o risco de ruptura das estruturas que mantinham o navio amarrado.
“Dessa forma, a movimentação tempestiva do navio se justifica e se fez necessária, a fim de garantir a segurança da navegação e operação segura do Porto de Santos”, diz um trecho do documento.
Fonte: Jornal da Orla
-
Portos e Terminais
set, 27, 2022
0
Reuniões de apresentação do projeto de concessão do Porto de Itajaí começam em outubro
-
maio, 05, 2026
0
Governo publica regras para uso de cotas no acordo entre Mercosul e União Europeia
-
Portos e Terminais
nov, 25, 2020
0
Conheça os vencedores do Prêmio “Portos + Brasil”
-
Logística Outros
jul, 03, 2024
0
Maersk desiste de fazer oferta pela DB Schenker da Alemanha, e as ações disparam