Portos e Terminais

Autoridade Portuária de Santos busca certificação sobre transição energética na Espanha

fev, 25, 2025 Postado porSylvia Schandert

Semana202509

Representantes da Autoridade Portuária de Santos (APS) estão em Valência, na Espanha, onde até a próxima sexta-feira buscam novas tecnologias em descarbonização, em evento promovido pela Fundação Valenciaport, que é a Autoridade Portuária local. O diretor de Operações da APS, Edilberto Ferreira Beto Mendes, e o gerente de Saneamento Básico, Energia e Conservação, Rafael Apolinário dos Santos, participarão do curso “Certificação Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos”.

Representando a área de Meio Ambiente da estatal do Porto de Santos, Beto Mendes afirmou que participará das discussões sobre descarbonização, “que é o objeto de debate no mundo, devido às mudanças climáticas”.

Ele disse ainda que se trata de um evento totalmente focado no setor portuário, com painéis e debates sobre transição energética que tratarão de temas como “Elaboração de plano de descarbonização para portos, produção de energia renovável em entornos portuários, hidrogênio verde nos portos, apresentação dos resultados do projeto H2Ports financiado pela União Europeia, OPS (on-power supply) nos portos e situação dos portos europeus e tendências”.

Visitas técnicas

Os dois representantes da APS também farão visitas técnicas ao Porto de Valência, onde conhecerão o terminal eletrificado da MSC, e ao Centro Nacional de Hidrogênio da Espanha, localizado próximo à capital espanhola, Madri, que é um local de estudos.

“Essa missão complementa a do ano passado, quando fui com outros colaboradores da área de operações da APS à Hamburgo, na Alemanha, onde houve um evento sobre novos combustíveis para embarcações. Vai ser bom para mim e para a empresa, porque vamos conhecer o que é feito nos portos do mundo inteiro”, afirmou Mendes.

Por fim, Mendes destacou que a ideia é trazer para a APS as novas tendências do setor. “Portos de vários países vão apresentar suas iniciativas lá, que poderão ser acrescentadas à agenda ambiental do Porto de Santos”.

Fonte: A Tribuna

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.