Portos do Arco Norte lideram exportação de soja e milho
mar, 31, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202512
Os portos privados do Arco Norte movimentaram 52,3 milhões de toneladas de soja e milho para exportação em 2024, segundo o Anuário Estatístico da ANTAQ. O volume representou 47,4% das exportações nacionais de milho, com 18,4 milhões de toneladas, e 35,3% das exportações de soja, totalizando 34,4 milhões de toneladas. O desempenho superou corredores tradicionais como Santos, que escoou 16,7 milhões de toneladas de milho (42% do total) e 27,9 milhões de toneladas de soja (28,3%).
Mesmo com os desafios da seca extrema em 2024, os portos da região mantiveram operações eficientes, impulsionadas por investimentos contínuos em infraestrutura e medidas para garantir a competitividade. A modernização e a ampliação da capacidade de escoamento foram fatores determinantes para a superação das dificuldades climáticas.
A necessidade de investimentos em infraestrutura segue como prioridade para minimizar os impactos das secas prolongadas. A dragagem de pontos críticos do Rio Tapajós, planejada pelo DNIT, é uma das ações consideradas essenciais para garantir a navegabilidade e evitar interrupções no transporte de cargas. Medidas como essa são vistas como fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor e da economia regional.
Com uma capacidade atual de 52 milhões de toneladas, o setor já projeta um crescimento significativo. Investimentos em andamento devem dobrar essa capacidade nos próximos cinco anos, permitindo o embarque de até 100 milhões de toneladas de grãos. O cenário indica um futuro promissor para os portos do Arco Norte, que seguem se consolidando como peça-chave na logística de exportação brasileira.
Fonte: Agrolink
-
Portos e Terminais
nov, 29, 2023
0
Milho se destaca na pauta de exportações pelo Porto de Santos em outubro
-
Frutas
maio, 03, 2024
0
Mamão/Cepea: Brasil fecha 2023 como o segundo maior exportador do mundo
-
Carnes
ago, 10, 2022
0
China barra carne bovina do Frigorífico Redentor
-
Outras Cargas
maio, 21, 2024
0
Vendas de insumos agrícolas: Níveis satisfatórios nos EUA, mas desafiadores na América do Sul