Portos e Terminais

Exportações de soja impulsionam alta na movimentação do Porto de Santana

ago, 08, 2025 Postado porSylvia Schandert

Semana202533

O Porto Organizado de Santana, no Amapá, encerrou o primeiro semestre de 2025 com crescimento expressivo na movimentação de cargas, impulsionado principalmente pelas exportações de soja. Segundo balanço estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o volume movimentado pelo porto administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA) saltou de 131 mil para 229 mil toneladas entre maio de 2024 e maio de 2025, avanço que destacou o Amapá entre os estados da Região Norte.

A maior parte desse crescimento está ligada ao escoamento de granéis sólidos, especialmente a soja, que liderou o ranking das cargas mais movimentadas na região. O volume embarcado do grão mais que dobrou, passando de 817 mil toneladas para 1,6 milhão.

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, o terminal movimentou cerca de 469 mil toneladas de soja, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2024. No recorte regional, a movimentação total da Região Norte chegou a 3,74 milhões de toneladas em maio, número que representa um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

Fonte: Portal Be News

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.