Portos e Terminais

Porto boliviano de Jennefer é habilitado para operações de comércio exterior

ago, 27, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201936

A Alfândega Nacional da Bolívia (ANB) autorizou o Porto de Jennefer a realizar operações de importação e não apenas de exportação, o que abre novas possibilidades logísticas para o comércio exterior boliviano.

De acordo com o gerente geral do porto, Bismark Rosales, “a partir de agora, nossa contribuição para o comércio exterior boliviano aumentará, porque ao autorizarmos a possibilidade de receber importações estamos reduzindo o frete para exportação”.

Ele descreveu essa aprovação como “histórica”, porque o porto como zona primária está autorizado a fornecer serviços de armazenagem alfandegária, concedidos por um período de 15 anos para o qual a administração alfandegária do rio foi habilitada.

O gerente geral do Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), Gary Rodríguez, destacou o trabalho público-privado para fortalecer o sistema portuário boliviano, em vigor desde 30 de outubro de 2018.

“A Bolívia está agora no mapa do mundo marítimo internacional, as companhias de navegação sabem que temos três portos no Canal Tamengo que nos ligam à hidrovia Paraguai-Paraná, com destaque ao Porto Jennefer, que é o primeiro porto internacional com presença permanente da Alfândega e outras entidades estatais ”, disse ele.

Em 2018, o Porto de Jennefer movimentou 400 mil toneladas de carga de exportação, este ano já embarcou 600 mil toneladas, e pretende chegar a um milhão de toneladas de carga mobilizada até o final do ano.

Os principais produtos embarcados são derivados de soja, cimento, uréia e madeira, entre outros.

Para este mês, a primeira remessa de exportações de carne para a China está prevista e a primeira carga de importação composta por 30 torres para um parque eólico deverá chegar no final de setembro.

Fonte: Agência de Informação Boliviana

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.