Canal do Panamá não prevê restringir tráfego de navios em 2026, apesar da ameaça de seca
maio, 18, 2026 Postado porGabriel MalheirosSemana202621
O Canal do Panamá não pretende impor novas restrições à passagem de navios ao longo do restante de 2026, mesmo se o fenômeno El Niño se confirmar no segundo semestre, como indicam as previsões, e provocar uma nova seca no país centro-americano. A informação foi dada pela autoridade do canal à Reuters.
Atualmente, a via interoceânica que liga os oceanos Pacífico e Atlântico opera com 38 travessias diárias e vem registrando aumento na demanda nos últimos meses, principalmente em razão da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã, que vem afetando o uso de outros corredores marítimos, como o Canal de Suez.
O El Niño, fenômeno climático que costuma ocorrer a cada dois a sete anos, está associado ao aquecimento das águas superficiais no centro e no leste do Pacífico equatorial. Em geral, esse padrão provoca invernos mais frios e chuvosos em partes dos Estados Unidos e reduz as chuvas na América Central, favorecendo períodos de seca.
Na última ocorrência do fenômeno, entre 2023 e 2024, o Panamá — normalmente um dos países mais chuvosos do mundo — enfrentou uma estiagem severa, que obrigou a autoridade do canal a limitar o número de passagens e provocou longas filas de embarcações.
Em relatório divulgado nesta semana, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos afirmou que o El Niño tem chance de se formar entre maio e julho e de persistir no Hemisfério Norte entre o fim de 2026 e o início de 2027.
A autoridade do canal, que opera com água doce, informou à Reuters na noite de quinta-feira que vem adotando medidas de conservação hídrica desde 2025, em preparação para a próxima ocorrência do fenômeno. Segundo o órgão, os níveis do reservatório de Gatún foram mantidos em patamar historicamente elevado.
A administração do canal acrescentou que acompanha de perto as previsões meteorológicas desde o início da estação chuvosa, no começo de maio, para ajudar no planejamento das medidas a serem adotadas no próximo ano.
Fonte: Reuters
-
Logística Outros
ago, 01, 2024
0
Louis Dreyfus Company terá ‘hub’ logístico para algodão e fertilizantes em MT
-
Portos e Terminais
out, 28, 2024
0
Porto de Tianjin surge como porta de entrada para importações de frescos e congelados da América Latina
-
Outras Cargas
ago, 21, 2020
0
Balança comercial do setor elétrico e eletrônico acumula déficit de US$ 13,67 bi nos primeiros sete meses de 2020
-
Portos e Terminais
out, 18, 2021
0
Movimentação portuária cresce 7,5% de janeiro a agosto