lácteos / dairy
Outras Cargas

Importações de lácteos recuam em abril, mas avanço anual amplia déficit da balança comercial

maio, 26, 2026 Postado porGabriel Malheiros

Semana202622

O comércio exterior brasileiro de lácteos perdeu ritmo em abril, com queda tanto nas importações quanto nas exportações, embora o recuo dos embarques tenha sido mais intenso. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, as importações somaram 218,38 milhões de litros em equivalente-leite (EqL), queda de 10% em relação a março. As exportações, por sua vez, caíram 28,67% no mesmo comparativo, para 3,99 milhões de litros EqL.

O gráfico abaixo mostra o aumento das importação de leite e creme do Brasil, segundo os dados da Datamar:

Importação de Leite e Creme | 2023 – 2026 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)

Com esse movimento, o déficit da balança comercial brasileira de lácteos recuou 9,6% frente a março, encerrando abril em 214,38 milhões de litros EqL. Em valor, o saldo negativo ficou em US$ 91,41 milhões, baixa de 4% na comparação mensal.

Na comparação com abril de 2025, porém, o quadro foi menos favorável. As exportações recuaram 14%, enquanto as importações avançaram 34,1%. Com isso, o déficit em volume da balança comercial do setor cresceu 35,53% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Do lado das compras externas, o leite em pó continuou como principal item importado pelo Brasil em abril, com participação de 69,2% no total. Ainda assim, o volume desembarcado do produto caiu 22,95% frente a março, para 151,1 milhões de litros EqL. Já as importações de queijos ganharam espaço na pauta e responderam por 30,1% do total adquirido, com alta de 46,75% na comparação mensal.

Nas exportações, leite condensado e queijos seguiram como os principais produtos embarcados. O leite condensado respondeu por 21,9% do total exportado em abril, mas as vendas externas recuaram 34,74% frente ao mês anterior, para 874,9 mil litros EqL. Os queijos, com fatia de 39,7% dos embarques, também registraram queda, de 23,1%, para 1,59 milhão de litros EqL.

Do ponto de vista do comércio exterior, o desempenho de abril mostra que, mesmo com a desaceleração das importações, o Brasil segue com forte dependência do mercado externo para o abastecimento de lácteos, especialmente de leite em pó e queijos. Para a logística marítima, esse perfil mantém a relevância dos fluxos de importação refrigerada e de produtos industrializados na pauta de cabotagem e longo curso, sobretudo no comércio regional com os principais fornecedores do Cone Sul.

Fonte: Cepea

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.