Blog Notícias (PT)

Porto Itapoá anuncia dois novos serviços marítimos em seu portfólio

maio, 29, 2026 Postado porSylvia Schandert

Semana202622

O Porto Itapoá ampliará seu portfólio com dois novos serviços marítimos: uma rota para o Norte da Europa e outra para Manaus. Segundo o CEO do terminal, Ricardo Arten, a expansão fortalece a competitividade do porto ao ampliar sua conexão com os principais mercados globais.

O principal destaque internacional é a inclusão de Porto Itapoá na rotação do serviço NEOSAMBA, operado pela Maersk. A nova rota conecta diretamente Santa Catarina aos principais hubs do Norte da Europa, passando por portos como Southampton (Reino Unido), Rotterdam (Holanda), Hamburgo, Bremerhaven e Antuérpia, além de escalas na América do Sul e em Tânger, no Marrocos.

Com a chegada do NEOSAMBA, o terminal amplia sua presença nas rotas europeias. Atualmente, Porto Itapoá já opera outros dois importantes serviços entre o Brasil e a Europa via Mediterrâneo: o Bossa Nova/Sirius 1, operado por Maersk e CMA CGM, e o WMED/MSE, operado por MSC e Hapag-Lloyd.

Confira abaixo um histórico da movimentação de contêineres no longo curso via Porto Itapoá no período de janeiro de 2022 a abril de 2026. O gráfico, elaborado com dados do DataLiner, desconsidera operações de cabotagem, transbordos e outras movimentações internas:

Exportações e Importações de Contêineres via Porto Itapoá | Jan 2022 a Abril 2026 | TEU

Fonte: DataLiner (Clique aqui para solicitar uma demo)

A União Europeia tem participação estratégica na movimentação do terminal. Em 2025, as importações provenientes do bloco representaram cerca de 19% de toda a carga importada por Porto Itapoá, equivalente a aproximadamente 285 mil TEUs. Entre os principais segmentos, destacam-se alimentos e bebidas, produtos químicos e máquinas. Nas exportações, a União Europeia respondeu por cerca de 12% da carga movimentada, totalizando aproximadamente 180 mil TEUs, com destaque para produtos florestais, eletrodomésticos, eletrônicos, máquinas e aço.

No segmento de cabotagem, o terminal também será reforçado com o novo serviço ALCT1, operado pela Aliança Navegação e Logística, com início previsto para junho. A nova rota expressa ligará Itapoá a Manaus com tempo de trânsito marítimo de aproximadamente 13 dias e contará com duas escalas semanais no porto catarinense. O serviço atenderá cargas industriais, eletrônicos, bens de consumo e produtos refrigerados transportados entre as regiões Sul e Norte do Brasil.

Porto Itapoá já opera o serviço BRACO, administrado pela Mercosul Line e CMA CGM, que também conecta Manaus a diversos portos da costa brasileira. Em 2025, o terminal movimentou cerca de 298 mil TEUs em cabotagem, crescimento de 32% em relação ao ano anterior, consolidando-se como líder na movimentação desse segmento entre os portos do Sul do Brasil.

Segundo a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), o transporte marítimo pode reduzir os custos de frete em até 30% em rotas estratégicas, graças aos ganhos de escala proporcionados pelos navios. Uma única embarcação pode transportar o equivalente a 200 a 300 caminhões em uma única viagem, diluindo custos operacionais como combustível, tripulação e manutenção.

Com mais de 8 mil quilômetros de litoral e grande concentração de indústrias próximas à costa, o Brasil possui potencial para ampliar significativamente a participação da cabotagem em sua matriz logística. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país poderia quadruplicar o transporte de contêineres por cabotagem no longo prazo, impulsionado por investimentos em infraestrutura portuária, logística e eficiência operacional.

Confira aqui a lista de serviços marítimos com escalas em Itapoá: https://www.portoitapoa.com/wp-content/uploads/2026/04/Portfolio-de-Servicos-Maritimos-2026-Abril.pdf

Fonte: Porto Itapoá

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.