Governo estuda liberar exportação de madeira in natura da Amazônia
nov, 27, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201949
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confirmou que o governo federal estuda liberar a exportação de madeira in natura (sem nenhum tipo de beneficiamento) de árvores nativas da Amazônia. Esse tipo de atividade, hoje, é ilegal. A autorização foi solicitada ao ministério pelo setor madeireiro, que enxerga na mudança da legislação ambiental uma forma de incrementar as exportações.
Salles reconheceu que o assunto está sendo analisado tecnicamente. “Há uma série de considerações feitas de parte a parte. De um lado, há os que entendem que isso poderia eventualmente estimular o mercado de desmatamento. Por outro lado, verificamos que [na construção da Usina Hidrelétrica de] em Belo Monte, cerca de 500 hectares [de vegetação] foram suprimidos sem nenhum aproveitamento da madeira, que continua sendo suprimida, por exemplo, na abertura de rodovias e em áreas privadas devido ao impedimento de aproveitá-las”, disse.
O ministro disse que a autorização para exportação in natura pode ser uma alternativa viável para casos específicos. “A decisão será tomada de forma equilibrada, em um momento adequado”, garantiu o ministro, ao participar, hoje (27/11), de uma audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Brasil
-
Carnes
set, 15, 2022
0
Minerva Foods faz 2ª exportação de carne com selo carbono neutro
-
Economia
dez, 23, 2024
0
IMF confirma negociações para um novo empréstimo com a Argentina
-
Portos e Terminais
maio, 21, 2026
0
Navio com equipamentos para construção da ponte Salvador-Itaparica atraca no Porto de Salvador
-
Carnes
jun, 13, 2022
0
Pescas industrial e artesanal de atum garantem posição de destaque nas exportações do Rio Grande do Norte