Mercosul: desempenho excepcional das exportações de carne em 2019
fev, 13, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202008
As exportações de carne bovina pelos quatro países membros do Mercosul aumentaram 17% em 2019, totalizando 2.704 mil toneladas de produto. Dentro dos países membros, a Argentina apresenta as maiores taxas de crescimento em relação a 2018.
Isso porque as exportações argentinas de carne bovina em 2019 marcaram um novo recorde histórico, depois de atingir 566.272 toneladas exportadas e dobrar os volumes embarcados no ano anterior. Esse valor, medido em toneladas equivalentes de carne com osso, como geralmente expresso pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação, equivale a aproximadamente 840 mil toneladas, em relação às 557 mil exportadas em 2018.
No caso do Brasil, o maior exportador do bloco, em 2019 registrou vendas no exterior de 1.561 mil toneladas de peso embarcado, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior. A evolução do Uruguai é diferente, que permaneceu praticamente inalterada em relação ao volume exportado no ano anterior (325.846 toneladas) e ao do Paraguai, que, longe de crescer, contraiu suas exportações de carne em 8% ano a ano, terminando 2019 com 248.899 toneladas embarcadas.
A retração do Paraguai é explicada pelo fato de ser o único país do bloco que não tem autorização para vender para a China, o que o deixa de fora da oportunidade excepcional que esse destino representou para o mercado mundial de carnes em 2019.
Globalmente, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – como um bloco – é o maior fornecedor de carne bovina, respondendo por quase um quarto das exportações globais, seguido pela Austrália (16%) e EUA (12%). A participação do Mercosul nas exportações mundiais de carne bovina vem apresentando crescimento sustentado nos últimos 5 anos, de 18% em 2015 para 24% em 2019.
Participação das exportações do Mercosul no comércio mundial de carne bovina
-
Outras Cargas
abr, 04, 2019
0
Exportações de cimento da Argentina aumentam 29,7% no primeiro trimestre de 2019
-
Portos e Terminais
set, 20, 2024
0
Presidente da APS propõe novo marco regulatório para vencer burocracia na gestão dos portos públicos
-
Carnes
abr, 27, 2023
0
Carne de frango: BRF embarcará primeira carga à Polinésia Francesa no próximo mês
-
Outras Cargas
jun, 28, 2024
0
Anda promove 11º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

