Marinha informa início da retirada do combustível de navio encalhado com minério da Vale
mar, 12, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202012
A Marinha iniciou, no último dia 11 de março, manobras de retirada do óleo combustível do Navio Stellar Banner, que transportava cerca de 295 mil toneladas de minério de ferro da Vale e tinha como destino a China quando encalhou no mês passado na costa do Maranhão após sofrer uma avaria.
A embarcação, que pertence e é operada pela sul-coreana Polaris Shipping, contém cerca de 3,7 mil toneladas de combustível náutico (bunker) e está a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão.
“O método para a remoção do óleo combustível do Navio Stellar Banner consiste em uma operação de abastecimento reverso com o auxílio de uma embarcação receptora”, explicou a Marinha.
Dessa maneira, uma embarcação vai ser posicionada o lado do Stellar Banner e conectada ao navio para receber o óleo. Após todas as verificações de segurança, o bombeamento será iniciado para os navios receptores.
Para maior segurança, um helicóptero e um avião vão fazer o monitoramento da operação, com apoio de especialistas em contingência ambiental. Além disso, a Marinha reiterou que tem um plano de contingência para caso de eventual vazamento de combustível e que, até o momento, “não foram observados vestígios de óleo no mar”.
Estão sendo empregados na operação 255 militares da Marinha, além de outras embarcações e diversos tipos de equipamentos, incluindo rebocadores e um drone com câmera térmica.
A Marinha disse que o objetivo é “solucionar o ocorrido com a brevidade possível”, sem citar prazos para a conclusão das manobras para retirada do combustível do navio.
Fonte: Reuters
-
Regras de Comércio
set, 26, 2023
0
China e UE concordam com mecanismo de controle de exportações para aliviar tensões
-
Portos e Terminais
jan, 04, 2022
0
Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação em 2021
-
Logística Outros
abr, 26, 2022
0
VLI renova acordo e movimentará ferro-gusa para exportação nos próximos dois anos
-
Fruta
fev, 29, 2024
0
Venda de manga para outros países representa mais de 60% de toda a exportação de frutas da Bahia