Portos brasileiros mantém operação e analisam próximos passos
mar, 19, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202013
De acordo com reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, os terminais portuários do país estão reforçando as medidas de segurança contra o coronavírus sem, contudo, parar as operações.
Porém, já existem preocupações com possíveis gargalos logísticos. Segundo a reportagem, o primeiro temor é a própria necessidade de dispensar funcionários. Autoridades e executivos do setor afirmam que não há previsão de qualquer paralisação dos terminais, como ocorreu na China. A medida mais adotada tem sido implantar trabalho remoto para áreas administrativas, liberar funcionários em grupos de risco e ampliar as medidas de precaução.
Mas nos últimos dias o Porto de Santos sofreu uma ameaça de greve dos estivadores. A paralisação foi controlada com uma reunião entre a autoridade portuária, representantes das empresas e sindicatos.
Além disso, a operação portuária também pode ser impactada de outras formas, para além de uma parada de funcionários em si. Uma das preocupações, por exemplo, é em relação à liberação da carga por órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal, o Ministério de Agricultura ou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que precisam verificar importações.
Segundo o jornal, o temor é que, com a demora, seja gerada uma fila enorme. Por enquanto, a liberação segue normalmente, mas já se prevê uma redução no efetivo desses órgãos, afirma o executivo de uma empresa que opera terminais, que falou sob condição de anonimato.
Em geral, a avaliação de executivos e analistas ouvidos pela reportagem sobre o cenário atual é que a incerteza é tão grande que as previsões parecem mudar a cada dia. O temor – e principal cenário a ser evitado, diz um deles – é o de pânico, o que poderia gerar uma paralisia nas atividades e um caos logístico no país.
Fonte: Valor Econômico
-
Café
jan, 23, 2019
0
Conab prevê redução de até 18% na produção brasileira de café
-
Portos e Terminais
jun, 18, 2021
0
Maio de 2021 supera em 70% movimentação registrada um ano atrás no Porto do Pecém
-
Fruta
jan, 13, 2022
0
Chile abre mercado para limão taiti Brasileiro
-
Navegação
dez, 03, 2019
0
Hamburg Süd lança sistema para monitoramento remoto de cargas refrigeradas