Usina de Itaipu abre vertedouro para ajudar países vizinhos
maio, 13, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202021
A Usina de Itaipu divulgou que a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, vai abrir seu vertedouro para ajudar o Paraguai e a Argentina, que sofrem com a estiagem e estão tendo problemas em dar escoamento à suas safras de grãos. Abaixo da usina, o Rio Paraná está muito baixo, prejudicando o transporte de cargas por essa via. A medida foi uma decisão das chancelarias brasileira e paraguaia mas que também beneficiará a Argentina.
O vertimento inicial está previsto para durar 12 dias. De acordo com a usina, não haverá prejuízo para a produção de energia, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa em função do desaquecimento da economia.
Segundo o comunicado, há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando a abertura do vertedouro, mas, inicialmente, o reservatório da hidrelétrica não estava na sua cota normal, que é de 219 metros acima do nível do mar. Desde a semana passada, o nível voltou a ser normalizado e está hoje em 219,27 metros. A usina afirmou também que antes da abertura do vertedouro já havia aumentado gradativamente a geração para atender a Argentina. Com esse aumento, mais água que passava pelas turbinas, por volta de mil metros cúbicos por segundo a mais, já vinha contribuindo para mitigar os efeitos da estiagem logo abaixo da usina.
-
Portos e Terminais
set, 08, 2021
0
Porto do Pecém supera a marca de 2 milhões de toneladas movimentadas num único mês e bate novo recorde
-
Portos e Terminais
jun, 17, 2022
0
Biden sanciona projeto de transporte marítimo para reduzir atrasos nas exportações
-
Carnes
maio, 12, 2020
0
Exportações brasileiras de carne de frango crescem 5,1% em 2020
-
Portos e Terminais
set, 16, 2024
0
Porto Itapoá opera três navios simultaneamente