Guedes diz que é preciso modernizar Mercosul e sugere reduzir tarifa do bloco
ago, 23, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202133
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, no último dia 19, que o Mercosul não tem, para o Brasil, a mesma importância que teve em seu momento inicial, quando foi “uma espécie de trampolim” para o país avançar em termos de competitividade.
Segundo ele, o bloco “não está correspondendo às expectativas”, ainda que não tenha deixado de ser uma “ferramenta válida e importante”. A solução para isso, disse Guedes, passa pela modernização do bloco. As afirmações foram feitas durante audiência pública no Senado, destinada a debater a ampliação e a modernização do bloco constituído por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
“Nos últimos 30 anos, o comércio global aumentou muito e tirou 3,7 bilhões de pessoas da miséria, aumentando a renda per capita. Enquanto isso, nós, quando fomos pioneiros em criar grandes blocos de integração comercial, fomos ficando para trás”, disse o ministro ao iniciar sua participação na comissão.
Confira no gráfico abaixo um histórico da movimentação de contêineres entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai a partir de 2018. Os dados são do DataLiner:
Movimentação de contêineres entre da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai | Jan 2018 a Jun 2021 | TEU
Guedes disse que o Mercosul foi “um grande sucesso” como plataforma para aumentar a integração do bloco e para lançar a economia brasileira na economia global. “Foi uma espécie de trampolim para o Brasil se integrar à economia global”, disse o ministro ao lembrar que, entre 1991 e 1998, a participação do Mercosul na corrente de comércio brasileira subir de 9% para 18%. “Depois disso começou a cair”, complementou.
Fonte: Canal Rural
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
DW 2020 PT
jun, 01, 2020
0
DATAMAWEEK 02 DE JUNHO
-
Carnes
out, 07, 2024
0
Brasil bate novo recorde nas exportações de carne bovina em setembro
-
Navegação
jun, 26, 2024
0
Demanda por novas construções de navios porta-contêineres permanece alta apesar das entregas recordes
-
Portos e Terminais
jun, 11, 2021
0
Portos do Paraná fará obras de derrocagem em área da Pedra da Palangana