Grãos

Soja: atraso na entrega de fertilizantes afeta agricultores de Mato Grosso

set, 02, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202135

Agricultores de Mato Grosso reclamam da falta de matéria-prima e atraso nas entregas de fertilizantes. A situação tem causado transtornos nos preparativos do solo e pode atrasar o cultivo da safra 2021/2022 de soja no estado.

Os portos do Paraná são as principais portas de entrada de fertilizantes no Brasil, respondendo por 33% do volume que chega ao país. Nos sete primeiros meses deste ano foram importados mais de 6,3 milhões de toneladas de fertilizantes por Paranaguá e Antonina, volume 18% maior que as 5,4 milhões de toneladas registrada em 2020. Considerando apenas o mês de julho, a alta foi ainda maior, cerca de 21%.

Confira no gráfico abaixo a participação dos portos paranaenses na importação brasileira de fertilizantes. Os dados são do DataLiner:

Importação Brasileira de Fertilizantes entre Paranaguá e Antonina x Outros Portos | Jan 2019 a Jun 2021 | WTMT

Fonte: DataLiner (Para solicitar uma demo do DataLiner clique aqui)

De acordo com o Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (Cearpa) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), está havendo atraso de matéria-prima tanto para a fábrica quanto de produto pronto adquirido de terceiros.

Segundo o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas do Paraná, Décio Gomes, houve aumento de 20% no volume de fertilizante importado e o escoamento dele está ocorrendo com a mesma frota de caminhões, o que provoca um eventual atraso nas entregas. Ou seja, volume maior de produtos sem aumento de estrutura de transporte e logística.

Em relação à falta de matéria-prima, não há registro, conforme ele. Gomes diz que o que ocorreu este ano é que os preços dos fertilizantes primário e secundário aumentaram muito em dólar, o que tornou as compras mais criteriosas.

Fonte: Canal Rural

Para ler a matéria original completa acesse o link:

https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/soja-atrasos-fertilizantes-mato-grosso/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.