Exportações arroz 1º trimestre
Grãos

Exportações de arroz somam 114,6 mil toneladas em agosto, diz Abiarroz

set, 13, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202136

As exportações de arroz (base casca) do país alcançaram 114,59 mil toneladas,segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). As importações chegaram a 80,04 mil toneladas e, com isso, o superávit ficou em 34,15 mil toneladas.

No mês passado, o Brasil exportou para 75 destinos, e Gâmbia, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Venezuela e Costa Rica lideraram as compras.

Confira abaixo um histórico das exportações brasileiras de arroz a partir de 2017. Os dados são do DataLiner:

Exportação Brasileira de Arroz (HS 1006) | Jan 2017 a Jul 2021 | WTMT

Ano-safra

De março a agosto, período que corresponde ao primeiro semestre do ano-safra2020/21 da cultura, os embarques totalizaram 583,83 mil toneladas, frente a importações de 519,11 mil toneladas. Com isso, o saldo do segmento foi de 64,73 mil toneladas.

Segundo o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan, os embarques acumulados poderiam ter sido melhores. No entanto, o segmento vem sendo prejudicado pela falta de contêineres e pelo alto custo dos fretes marítimos,que subiram, em média, 217% no mês passado em relação a maio – a alta chegou a 450% em alguns casos.

Ainda de acordo com Trevisan, tanto a falta de contêineres quanto a acentuada valorização dos preços dos fretes de navios são consequências da crise sanitária mundial.

“Agora, o nosso esforço é para nos reposicionarmos no mercado mundial orizícolanos mesmos patamares que tínhamos antes da pandemia e que apontavam para a expansão da nossa presença no cenário global”, diz Trevisan, em nota.

Fonte:Valor Econômico

Para ler a matéria original completa acesse o link:

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/09/13/exportacoes-de-arroz-somam-1146-mil-toneladas-em-agosto-diz-abiarroz.ghtml

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.